Não há evidências de que Moraes votou em Boulos; voto é secreto
Janaína Silva
Colaboração para o UOL
30/10/2024 18h09
Não é possível afirmar que Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), tenha votado em Guilherme Boulos, candidato derrotado do PSOL à Prefeitura de São Paulo, no domingo (27), como sugerem publicações nas redes sociais.
Moraes não declarou apoio nem voto nas eleições municipais. Além disso, a urna eletrônica não permite saber em quem os eleitores votaram.
O UOL Confere considera insustentável quando não há nenhum dado público que possa sustentar a alegação checada.
O que diz o post
A publicação que exibe o vídeo do ministro do STF votando no domingo (27) tem o seguinte título: "Alexandre de Moraes vota no Boulos em São Paulo, e web brinca."
O post ainda traz um comentário: "Alexandre de Moraes esteve em colégio eleitoral neste domingo, onde utilizou seu direito ao voto. Na Internet, os internautas brincaram: 'Os 60 milhões de eleitores do Lula acabou de votar'."
Por que é insustentável
Ministro não falou em quem votou na ocasião. As imagens exibidas foram feitas pela imprensa e não há qualquer declaração de Moraes sobre o seu voto. No YouTube, o vídeo original tem as seguintes informações: "O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre Moraes, votou na tarde deste domingo (27) em uma escola de São Paulo. Após votar, Moraes disse 'missão cumprida'." (aqui e abaixo)
Ele não havia declarado apoio a nenhum candidato. O UOL Confere fez uma busca na internet e não encontrou qualquer menção sobre um eventual apoio de Moraes a Boulos (aqui) ou a Ricardo Nunes (MDB) (aqui). Uma pesquisa pelos termos "Alexandre de Moraes" e "declara voto" também não retorna nenhum resultado que valide a afirmação do post desinformativo (aqui).
Voto é secreto desde 1932 no país; urna garante o sigilo. Com a publicação do Código Eleitoral de 1932, o voto se tornou secreto (aqui). Como explica o Glossário Eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o voto secreto é um dos pilares da democracia, garantido tanto pela urna eletrônica quanto pela cabine eleitoral (aqui e aqui).
Moraes apenas parabenizou o processo eleitoral. Após ter votado no domingo, o ministro atendeu os repórteres na saída da escola na zona sul da capital paulista. No canal do YouTube da Jovem Pan, reportagem exibiu trecho da entrevista, na qual Moraes afirma: "Parabenizar a Justiça Eleitoral e a ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, que, novamente, demonstrou que não existe no mundo uma eleição tão bem organizada, uma eleição tão bem fiscalizada e uma eleição que, no mesmo horário, no país de dimensões continentais, começa e termina, e no mesmo dia já sai o resultado. Então, quero parabenizar a todos os eleitores e, principalmente, a Justiça Eleitoral" (aqui e abaixo).
Viralização. Nesta quarta-feira (30), no Instagram, o post desinformativo tinha mais de 96 mil visualizações.
A postagem também foi verificada por Estadão Verifica.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
5 dicas para você não cair em fake news