Em Recife (PE), Lula lança 'Territórios de Paz' e conversa com governadores do Nordeste

Do UOL Notícias
Em São Paulo (SP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá cumprir uma série de compromissos nesta terça-feira (02) em Recife (PE). Pela manhã, Lula tomou café no Hotal Atlante Plaza com João Paulo (PT), atual prefeito da capital pernambucana, João da Costa (PT), prefeito eleito, e com secretários municipais Lígia Falcão, Múcio Magalhães e Félix Valente. As informações são do Jornal do Commercio (PE) e do Diário de Pernambuco.

Ações e parcerias do governo federal com a prefeitura do Recife foram discutidas no encontro. Os ministros Tarso Genro e Dilma Roussef, que integram a comitiva do presidente, não participaram da conversa. Na saída do hotel, Costa confirmou que Lula voltará a Recife nas próximas semanas para participar da inauguração do parque Dona Lindu, que leva o nome da mãe do presidente.

A comitiva partiu para Olinda para participar da entrega 128 unidades habitacionais - construídas com recursos federais, do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e municipais - nas comunidades V-8 e V-9. A prefeita de Olinda, Luciana Santos (PC do B), participa do evento.

Territórios de Paz
De Olinda, o presidente, ao lado de Genro, seguiu a Santo Amaro, um dos bairros com maior índice de violência de Recife. O local foi escolhido para ser um dos quatro Territórios de Paz do país - os outros três são o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ), Itapoã, no Distrito Federal, e a Zona de Atendimento Prioritário 5, em Rio Branco (AC).

Cada local escolhido para ser um Território de Paz receberá cerca de 30 projetos de enfrentamento à criminalidade e ações sociais do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Em Santo Amaro, os investimentos giram em torno de R$ 70 milhões.

Fórum dos Governadores
Por volta das 15h30, Lula irá ao Palácio Campo das Princesas, sede do governo do Estado, onde será realizado o Fórum dos Governadores Nordestinos. Ao menos 11 ministros também participaram do encontro. Cássio Cunha Lima (PSDB), governador cassado da Paraíba, foi o único que ainda não confirmou presença.

Aécio Neves (PSDB) e Paulo Hartung (PSB), governadores de Minas Gerais e Espírito Santo, respectivamente, também confirmaram presença. No encontro, Dilma Rousseff falará sobre os impactos da crise financeira global para os estados brasileiros. Turismo e Mercosul também deverão ser discutidos.

Após a reunião, Lula conversará com o arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, sobre programas sociais. Ainda no Campo das Princesas, o presidente participará de uma cerimônia de entrega do selo Unicef a municípios premiados, antes de retornar à Brasília.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos