Zulmair Rocha/UOL

Chuvas

Líder do governo defende Lula no Rio citando Serra e chuva em São Paulo

Camila Campanerut
Do UOL Notícias

Em Brasília

Após as críticas do líder do DEM na Câmara dos Deputados, Paulo Bornhausen (SC), que responsabilizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo caos no Rio de Janeiro após as quase 200 mortes em decorrência da chuva, o líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), saiu em defesa de Lula.

Segundo Bornhausen, “o culpado [do caos] tem nome e sobrenome: é Luiz Inácio Lula da Silva, responsável pelo caos na Defesa Civil no Brasil”.

Para Vaccarezza, o cerne do problema é que nunca choveu tanto no Brasil, mesmo em São Paulo, onde houve quem culpasse Serra pelo problema. "Isso é a cara do PFL: desumano, desrespeitoso e indolente. Ele [Bornhausen] sabe que antes de ter presidente, tem prefeito, tem governador”, disse.

Bornhausen destacou ainda dois projetos de sua legenda que estão em tramitação na Casa Legislativa e, segundo ele, poderiam facilitar as ações mais urgentes em casos de calamidade pública. Um deles é a criação de um fundo de Defesa Civil e outro que ajudaria a minimizar a burocracia para liberação de recursos em momentos de urgência.

Buscas no Rio de Janeiro

Mais um corpo foi retirado na manhã desta sexta-feira pelas equipes de regaste que trabalham no morro do Bumba. Com isso, sobe para 18 o número de vítimas do deslizamento em Niterói e para 185 as pessoas mortas vítimas das chuvas no Rio de Janeiro.

As buscas em Niterói, cidade mais atingida, aconteceram durante toda a noite, mas até o começo da tarde nada tinha sido encontrado. Cerca de 300 homens, entre integrantes da Força Nacional de Segurança (FNS), policiais civis, bombeiros e policiais militares, trabalham no local com a ajuda de máquinas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos