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Mesmo com inauguração da Linha 4, SP tem bem menos metrô do que outras metrópoles

Guilherme Balza

Do UOL Notícias <BR> Em São Paulo

25/05/2010 07h30

  • Fachada da estação Faria Lima, no largo da Batata

  • Área de circulação da estação Faria Lima

  • Divulgação

    Esteira rolante na estação Paulista

Mesmo com a inauguração da Linha 4-Amarela nesta terça-feira (25), o metrô de São Paulo continua bem menos extenso do que os metrôs de outras grandes cidades do mundo. Com a entrega do primeiro trecho da nova linha, que possui 3,6 km e liga as estações Paulista e Faria Lima, a capital paulista passa a ter 67 km de metrô, distribuídos em cinco linhas, com 58 estações.

A primeira linha inaugurada foi a 1-Azul, em 1974. De lá para cá, foram inauguradas as linhas 3-Vermelha (1979), 2-Verde (1991), 5-Lilás (2002) e, agora, a linha 4. O metrô de Seul, na Coreia do Sul, cujo primeiro trecho foi inaugurado também em 1974, possui 287 km de extensão, 10 linhas e 266 estações.

A Cidade do México, onde o metrô foi inaugurado em 1969, também tem bem mais linhas metroviárias do que São Paulo: a rede mexicana possui 202 km de extensão, 11 linhas e 175 estações. A discrepância é maior ainda se o metrô paulista for comparado com os das capitais europeias e o de Nova York (EUA), o maior do mundo.

O metrô nova iorquino, inaugurado em 1904, possui 1.355 km de extensão, distribuídos por 26 linhas, e 468 estações. Já o metrô de Londres, cuja primeira linha foi entregue há 147 anos, é formado por 11 linhas e 270 estações, que totalizam 400 km de extensão. Moscou também tem mais metrô do que São Paulo: são 180 estações, 12 linhas e 298 km de extensão.

“O Metrô de SP deveria começar a ser implantado na década de 40. Tivemos uma defasagem muito grande com relação a outras metrópoles mundiais. Construir metrô com a cidade já densamente urbanizada é muito difícil. O custo para fazer desapropriações é muito alto, assim como as tecnologias de escavação”, afirma o consultor em trânsito Josef Barat, ex-secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro e ex-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) de SP.

“A quantidade atual de metrô seria adequado para a São Paulo da década de 1960 ou 1950”, diz Barat. O consultor afirma ainda que, nesse momento, tão importante quanto ampliar a rede é promover a integração entre as diversas linhas da capital. “Hoje não dá pra ter em São Paulo uma malha de metrô igual à de Paris [que possui mais de 300 estações em 16 linhas]. É preciso tirar proveito das integrações. Nesse sentido, a Linha 4 tem uma importância muito grande porque liga linhas do Metrô e também da CPTM. Ela tem essa função mais integradora”, acrescenta.

Para diminuir o déficit e ampliar rede de transportes públicos para a Copa do Mundo de 2014, o governo do Estado tenta acelerar o projeto de expansão do Metrô. A promessa da atual gestão é que até a Copa a região metropolitana de São Paulo tenha mais quatro linhas novas --duas delas operadas por metrô-leve e monotrilho. Além disso, as linhas 2 e 5 estão sendo ampliadas e as linhas da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) passam por uma reforma para adquirem um padrão semelhante ao do Metrô.

De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, até 2014 a região metropolitana terá cerca de 400 km de linhas com qualidade semelhante à do Metrô. “Se continuarmos com o plano como está, até 2014, o transporte público em São Paulo vai estar muito bem encaminhado: 95% dos deslocamentos com transporte público estarão muito próximos do tempo ideal, semelhante ao tempo que seria gasto com o deslocamento de carro sem congestionamento”, afirmou Portella em entrevista ao UOL Notícias.

O Metrô de São Paulo

Ficha técnica do Metrô de SP

 InauguraçãoPassageiros diáriosEstaçõesExtensão (em km)Trens
Linha 1
Azul
1974915 mil2320,2306
Linha 2
Verde
1991276 mil1211,7 (+ 3 km em construção)132
Linha 3
Vermelha
19791,08 milhão1822 km282
Linha 4
Amarela
2010709 mil (após a conclusão da 1ª fase)2 prontas; 11 em construção4,9 km (12,8 km quando concluída)3
Linha 5
Lilás
2002132 mil6 (+ 10 em construção)8,4 km (14 km quando concluída48
Metrô de SP19742,4 milhões (atual)58 (atual)66,9 (atual)771 (atual)