Mesmo com inauguração da Linha 4, SP tem bem menos metrô do que outras metrópoles
Fachada da estação Faria Lima, no largo da Batata
Área de circulação da estação Faria Lima
Esteira rolante na estação Paulista
Mesmo com a inauguração da Linha 4-Amarela nesta terça-feira (25), o metrô de São Paulo continua bem menos extenso do que os metrôs de outras grandes cidades do mundo. Com a entrega do primeiro trecho da nova linha, que possui 3,6 km e liga as estações Paulista e Faria Lima, a capital paulista passa a ter 67 km de metrô, distribuídos em cinco linhas, com 58 estações.
A primeira linha inaugurada foi a 1-Azul, em 1974. De lá para cá, foram inauguradas as linhas 3-Vermelha (1979), 2-Verde (1991), 5-Lilás (2002) e, agora, a linha 4. O metrô de Seul, na Coreia do Sul, cujo primeiro trecho foi inaugurado também em 1974, possui 287 km de extensão, 10 linhas e 266 estações.
A Cidade do México, onde o metrô foi inaugurado em 1969, também tem bem mais linhas metroviárias do que São Paulo: a rede mexicana possui 202 km de extensão, 11 linhas e 175 estações. A discrepância é maior ainda se o metrô paulista for comparado com os das capitais europeias e o de Nova York (EUA), o maior do mundo.
O metrô nova iorquino, inaugurado em 1904, possui 1.355 km de extensão, distribuídos por 26 linhas, e 468 estações. Já o metrô de Londres, cuja primeira linha foi entregue há 147 anos, é formado por 11 linhas e 270 estações, que totalizam 400 km de extensão. Moscou também tem mais metrô do que São Paulo: são 180 estações, 12 linhas e 298 km de extensão.
“O Metrô de SP deveria começar a ser implantado na década de 40. Tivemos uma defasagem muito grande com relação a outras metrópoles mundiais. Construir metrô com a cidade já densamente urbanizada é muito difícil. O custo para fazer desapropriações é muito alto, assim como as tecnologias de escavação”, afirma o consultor em trânsito Josef Barat, ex-secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro e ex-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) de SP.
“A quantidade atual de metrô seria adequado para a São Paulo da década de 1960 ou 1950”, diz Barat. O consultor afirma ainda que, nesse momento, tão importante quanto ampliar a rede é promover a integração entre as diversas linhas da capital. “Hoje não dá pra ter em São Paulo uma malha de metrô igual à de Paris [que possui mais de 300 estações em 16 linhas]. É preciso tirar proveito das integrações. Nesse sentido, a Linha 4 tem uma importância muito grande porque liga linhas do Metrô e também da CPTM. Ela tem essa função mais integradora”, acrescenta.
Para diminuir o déficit e ampliar rede de transportes públicos para a Copa do Mundo de 2014, o governo do Estado tenta acelerar o projeto de expansão do Metrô. A promessa da atual gestão é que até a Copa a região metropolitana de São Paulo tenha mais quatro linhas novas --duas delas operadas por metrô-leve e monotrilho. Além disso, as linhas 2 e 5 estão sendo ampliadas e as linhas da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) passam por uma reforma para adquirem um padrão semelhante ao do Metrô.
De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, até 2014 a região metropolitana terá cerca de 400 km de linhas com qualidade semelhante à do Metrô. “Se continuarmos com o plano como está, até 2014, o transporte público em São Paulo vai estar muito bem encaminhado: 95% dos deslocamentos com transporte público estarão muito próximos do tempo ideal, semelhante ao tempo que seria gasto com o deslocamento de carro sem congestionamento”, afirmou Portella em entrevista ao UOL Notícias.
O Metrô de São Paulo
Ficha técnica do Metrô de SP
Inauguração | Passageiros diários | Estações | Extensão (em km) | Trens | |
Linha 1 Azul | 1974 | 915 mil | 23 | 20,2 | 306 |
Linha 2 Verde | 1991 | 276 mil | 12 | 11,7 (+ 3 km em construção) | 132 |
Linha 3 Vermelha | 1979 | 1,08 milhão | 18 | 22 km | 282 |
Linha 4 Amarela | 2010 | 709 mil (após a conclusão da 1ª fase) | 2 prontas; 11 em construção | 4,9 km (12,8 km quando concluída) | 3 |
Linha 5 Lilás | 2002 | 132 mil | 6 (+ 10 em construção) | 8,4 km (14 km quando concluída | 48 |
Metrô de SP | 1974 | 2,4 milhões (atual) | 58 (atual) | 66,9 (atual) | 771 (atual) |
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