Petrobras

Polícia prende 16 em operação contra furto de equipamentos da Petrobras em SE

Paulo Rolemberg
Especial para o UOL Notícias

Em Aracaju

A Polícia Civil de Sergipe desarticulou uma quadrilha especializada em furtar canos, tubos, hastes e brocas utilizadas na extração de petróleo nos poços da Petrobras no Estado. A estimativa da empresa é que os prejuízos chegaram a R$ 40 milhões nos últimos dois anos.

Na operação, denominada Corcel Negro, foram presas 16 pessoas em sete cidades sergipanas, entre elas um funcionário e um ex-funcionário de empresas terceirizadas. A polícia conseguiu recuperar cerca de 30 toneladas em equipamentos, além de armas e munições.


Segundo a polícia, a quadrilha era dividida em quatro categorias: autores do furto, transportadores, facilitadores e receptadores. Um funcionário e um ex-funcionário terceirizado da Petrobras, de acordo com a polícia, facilitavam a entrada dos comparsas nas unidades da empresa. Os produtos eram destinados para leilão e transportados para poços.

“Não só a Petrobras vinha tomando prejuízo com a atuação do bando. O Estado de Sergipe perdia com o prejuízo nos royalties, pois com a subtração dos equipamentos muitos poços de produção da empresa tinham suas atividades paralisadas, prejudicando a produção local”, afirmou o superintendente da Polícia Civil, João Batista.

A polícia não confirmou, mas os prejuízos causados pela quadrilha podem chegar a mais de R$ 400 milhões em quatro Estados nordestinos: Alagoas, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte.

A Petrobras, por meio da Unidade de Operações de Sergipe e Alagoas, enviou uma nota informando que a empresa “colaborou e continuará colaborando com a Polícia Civil do Estado de Sergipe com o objetivo de coibir uma ação articulada para desvio de equipamentos da empresa”.
 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos