Câmeras passam a monitorar pessoas que urinam nas ruas de Salvador

Especial para o UOL Notícias
Em Salvador

Instaladas em pontos estratégicos de Salvador, 22 câmeras que controlam o trânsito terão uma nova atividade a partir desta sexta-feira (13): vão monitorar as pessoas que urinam nas principais ruas e avenidas da capital baiana.

Segundo o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB), até o final de outubro, mais 24 equipamentos serão instalados em pontos diferentes de Salvador. “Vamos fechar o cerco aos mijões”, afirmou o prefeito.

Nesta quinta-feira (12), em uma escola municipal, João Henrique lançou a campanha “Xixi na rua, não”, e acrescentou que quem desrespeitar o decreto e insistir em fazer xixi nas ruas será preso.

Para facilitar a identificação das pessoas, João Henrique disse que as câmeras possuem um ângulo de 360º. “Também dispomos de um sistema que consegue aproximar os objetos, ou seja, estamos bem equipados para combater esta falta de educação.”

Com o intuito de conscientizar a população e tornar a campanha mais eficaz, a prefeitura já instalou em diversos bairros de Salvador, além do centro histórico (a maior atração turística da cidade), 30 novos banheiros públicos, e mais 20 deverão funcionar até o final do ano.

Para operar o sistema de monitoramento, três funcionários públicos vão trabalhar em uma central. Quando perceberem que alguém está fazendo xixi nas ruas, os funcionários, imediatamente, repassarão a informação para policiais que estiverem mais próxima do local onde se encontra o infrator.

A advogada Raylene Patrícia Teixeira, 27, disse que as ações coercitivas, aliadas a um trabalho de conscientização pública e investimentos em banheiros químicos “são medidas bastante positivas que vão inibir essa cultura que o baiano tem de urinar nas ruas”. A artista plástica Mariana Queiróz, 30, apoia a medida, mas faz uma ressalva. “Faltam banheiros públicos na cidade e os que foram instalados estão em péssimas condições.”

O estudante universitário Rogério Andrade, 21, afirmou que não vai “deixar de fazer xixi na rua”. “Não há banheiros públicos de qualidade em Salvador. Parece que o prefeito João Henrique não tem o que fazer para lançar estes factóides.”
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos