Mais uma baleia morre no litoral do Rio Grande do Sul
Após segunda tentativa de resgate, morre baleia jubarte encalhada no RS
Uma baleia foi encontrada morta no início da tarde desta segunda-feira (30) na beira da praia de Arroio do Sal, no litoral norte gaúcho. Uma equipe do Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) e do Pelotão Ambiental da Brigada Militar estão no local.
Na última quinta-feira, uma jubarte de aproximadamente 11 metros e 25 toneladas morreu na praia vizinha de Capão Novo depois de cinco dias encalhada em um banco de areia.
O animal encontrado hoje –um filhote de baleia franca medindo 5,58 metros– não apresenta lesões externas, o que descarta a colisão com alguma embarcação, por exemplo. O filhote ainda estava em fase de amamentação. Segundo o biólogo Maurício Tavares ainda é cedo para descobrir a causa da morte do animal.
“A causa da morte de um cetáceo é sempre difícil descobrir. Estamos coletando material e remeteremos para análise na Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz] para verificar se a morte é decorrente de alguma bactéria ou vírus”, afirma Tavares.
O especialista descarta, nesse primeiro momento, qualquer relação com o encalhe da jubarte na semana passada. “Essa pode ter se perdido da mãe ou mesmo ficado doente, já que seu sistema imunológico ainda não estava totalmente desenvolvido”, finaliza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.