Topo

Mais uma baleia morre no litoral do Rio Grande do Sul

Um filhote de baleia foi encontrado morto hoje no litoral gaúcho - Divulgação/Ignacio Moreno UFRGS/Gemars
Um filhote de baleia foi encontrado morto hoje no litoral gaúcho Imagem: Divulgação/Ignacio Moreno UFRGS/Gemars

Lucas Azevedo<BR>Especial para o UOL Notícias

Em Porto Alegre

30/08/2010 18h16

Após segunda tentativa de resgate, morre baleia jubarte encalhada no RS

Uma baleia foi encontrada morta no início da tarde desta segunda-feira (30) na beira da praia de Arroio do Sal, no litoral norte gaúcho. Uma equipe do Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) e do Pelotão Ambiental da Brigada Militar estão no local.

Na última quinta-feira, uma jubarte de aproximadamente 11 metros e 25 toneladas morreu na praia vizinha de Capão Novo depois de cinco dias encalhada em um banco de areia.

O animal encontrado hoje –um filhote de baleia franca medindo 5,58 metros– não apresenta lesões externas, o que descarta a colisão com alguma embarcação, por exemplo. O filhote ainda estava em fase de amamentação. Segundo o biólogo Maurício Tavares ainda é cedo para descobrir a causa da morte do animal.

“A causa da morte de um cetáceo é sempre difícil descobrir. Estamos coletando material e remeteremos para análise na Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz] para verificar se a morte é decorrente de alguma bactéria ou vírus”, afirma Tavares.

O especialista descarta, nesse primeiro momento, qualquer relação com o encalhe da jubarte na semana passada. “Essa pode ter se perdido da mãe ou mesmo ficado doente, já que seu sistema imunológico ainda não estava totalmente desenvolvido”, finaliza.