Topo

Jovem é detido ao usar arco e flechas para lançar celulares a detentos no RS

Lucas Azevedo<br>Especial para o UOL Notícias<br>Em Porto Alegre

01/09/2010 11h47

Utilizando arco e flechas, um adolescente de 17 anos lançou quatro celulares para dentro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), a 55 quilômetros de Porto Alegre (RS). A ação, que ocorreu no final da noite de terça-feira (31), foi flagrada quando um policial militar que fazia o monitoramento dos presos no alto do muro da prisão recebeu uma flechada no ombro direito com o quinto aparelho. Ele só não foi ferido porque o telefone estava preso na ponta da flecha.

A segurança da penitenciária foi avisada e iniciou buscas na região. Em um matagal próximo, o adolescente foi encontrado com o arco e as flechas. Levado à delegacia de Charqueadas, ele contou que foi recrutado por um grupo há cerca de um mês em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, onde mora. A ele foram oferecidos R$ 700 para a compra do arco e das flechas, e R$ 800 como pagamento. Depois de adquirir o material, ele iniciou o treinamento do arremesso.

Na noite de ontem, o jovem foi escoltado até o local por homens armados. Ao perceber que o plano deu errado, o bando fugiu, deixando o adolescente para trás. Depois de ouvido, a polícia constatou que o jovem possui passagem pela polícia, mas o motivo não foi informado. Ele foi liberado com a presença dos pais.

Na manhã desta quarta-feira, a Brigada Militar realizou buscas aos quatro aparelhos que, segundo o adolescente, foram lançados com sucesso para dentro da cadeia. Mas, de acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), mais um celular foi encontrado no pátio interno da Pasc. Os outros três provavelmente caíram antes de chegar ao muro, pela parte externa.

A maneira inusitada de ingressar com objetos proibidos na penitenciária deve-se, conforme a Superintendência, ao aumento do rigor na revista em presos e visitantes.