"Pensei que fosse morrer", diz criança que sobreviveu a naufrágio na BA; corpos são velados
Única criança a sobreviver no naufrágio de uma canoa que provocou a morte de 11 pessoas na Bahia, a estudante Jaqueline Falcão, 10, afirmou nesta terça-feira (14) que viveu momentos de pânico quando a embarcação afundou, na tarde do último domingo (12), no Lago de Sobradinho, em Pilão Arcado. “Ouvi muita gritaria, choro e pensei que fosse morrer, mas o irmão do meu padrasto me salvou”, disse a menina, que é filha do condutor da embarcação, Aílton Lopes de Andrade. Inicialmente, polícia e os bombeiros haviam divulgado que os sete sobreviventes do naufrágio eram adultos.
Bombeiros, voluntários e uma equipe da Agência Naval de Juazeiro (BA) resgataram por volta das 7h40 desta terça-feira (14) o corpo da estudante Jucicarla Ferreira Lacerda, 11, que estava desaparecida. As pessoas mortas no acidente eram da mesma família. Em memória às vítimas do acidente, as escolas e repartições públicas não funcionaram nesta terça-feira em Pilão Arcado (780 km de Salvador).
Na noite de segunda-feira, o condutor da embarcação, Ailton Lopes da Andrade, 35, se apresentou à delegacia de Pilão Arcado e disse que não cobrou para fazer o transporte das pessoas. “Tudo foi uma fatalidade, estou muito sentido com a tragédia, mas não tive culpa de nada. Durante meses e meses sempre fiz a travessia e nunca tinha acontecido nada”, afirmou.
O delegado Arnóbio Dionísio Soares, responsável pelo caso, disse que deve concluir o inquérito nos próximos 30 dias, mas acrescentou que Andrade deverá responder por homicídio doloso com dolo eventual (sem intenção de matar, mas em que o autor assume os riscos de sua ação). “Ele sabia dos riscos ao transportar crianças, adolescentes e adultos sem oferecer a devida segurança.” Nenhuma das pessoas que estavam na embarcação usava colete salva-vidas, segundo a PM. Logo após prestar depoimento ao delegado, o condutor do barco foi liberado.
Além de Jaqueline, seis adultos que estavam no barco sobreviveram ao acidente. Segundo a polícia, também morreram no acidente Matias Souza Mangueira, 6, Raí Ferreira Duarte, 6, Maurício Ferreira Lacerda, 8, Iris Vitória Ferreira Lacerda, um ano e oito meses, Ézio Carlos Teixeira Lacerda Sobrinho, 2, Pablo de Souza, 5, Cauã Ferreira Lacerda, 5, Jackson Moreira Falcão, 5, Marcos Vinícius Souza Mangueira, 6, Lindinês Ferreira Lacerda, 16 e Jucicarla Ferreira Lacerda, 11.
Velório
Os corpos de 10 das 11 vítimas do naufrágio foram velados durante esta tarde na Câmara Municipal de Pilão Arcado. Os enterros estão previstos para o final do dia. O corpo de Jucicarla Lacerda, 11, resgatado esta manhã, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Juazeiro para a realização de exames. Ainda nesta terça-feira o corpo da menina deverá voltar para Pilão Arcado, onde será enterrado.
Os corpos das outras vítimas retornaram para Pilão Arcado também nesta terça, depois de serem examinados no Instituto Médico Legal de Juazeiro. Todas as pessoas que estavam na embarcação voltavam de um passeio em um sítio de parentes. O barco tinha capacidade para transportar apenas três pessoas, segundo a polícia.
Segundo informações da polícia, a embarcação que naufragou é uma "rabeta", utilizada com frequência em pescarias, mas comumente usada para transportar pessoas no norte da Bahia de forma irregular. Ainda sem o laudo que vai apontar as causas do acidente, a polícia de Pilão Arcado informou que os ventos fortes e o excesso de passageiros podem ter contribuído para o naufrágio --no momento que a canoa virou, as condições de navegabilidade do rio eram boas. A embarcação virou no Lago de Sobradinho, no rio São Francisco. O lago possui uma extensão de 400 km e quase 4,25 mil km² de área.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.