Topo

Adolescente que engoliu apito passa por cirurgia em Salvador

Especial para o UOL Notícias<br>Em Salvador (BA)

18/11/2010 15h27

O estudante baiano Carlos Alves, 15, foi submetido na manhã desta quinta-feira (19) a uma broncoscopia (endoscopia respiratória) no HGE (Hospital Geral do Estado) em Salvador (BA) para a retirada de um apito que engoliu há um mês quando brincava com uma tartaruga de borracha no interior da Bahia. O estudante chegou a ficar internado em um hospital de Itabuna (429 km ao sul de Salvador), mas foi transferido para a capital baiana porque o HGE tem mais recursos técnicos.

Pouco antes de ser encaminhado para o centro cirúrgico, Carlos disse que retirou o apito do brinquedo e o levou à boca. “Foi tudo muito rápido. Quando inspirei, percebi que tinha engolido o apito. Depois disso, passei a sentir dores quando respirava mais profundamente, e toda vez que tossia o som do apito podia ser ouvido”, disse.

De acordo com o cirurgião José Henrique de Carvalho, o apito que o estudante engoliu é muito pequeno e provavelmente ficou alojado em alguma parte das vias respiratórias. O médico afirmou que o objeto não apareceu nas radiografias. De acordo com informações do HGE, o adolescente não corre risco de morte e deve receber alta nas próximas horas.