Topo

Ajuda nacional chega ao Rio até amanhã; PRF mandará reforço de efetivo e helicóptero

Policial patrulha rua no bairro de Vicente de Carvalho, onde um ônibus foi incendiado - Sérgio Moraes/Reuters
Policial patrulha rua no bairro de Vicente de Carvalho, onde um ônibus foi incendiado Imagem: Sérgio Moraes/Reuters

Isabela Vieira <br>Da Agência Brasil

No Rio de Janeiro

24/11/2010 12h52

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) devem desembarcar na capital fluminense até amanhã (25). Eles vão reforçar o policiamento nas estradas federais, na tentativa de conter os ataques criminosos a carros e ônibus, que acontecem desde domingo (21). Somente na madrugada de hoje (24), quatro ônibus e três carros foram incendiados.

A corporação não divulgou o número de policiais remanejados, mas afirmou que representam um aumento de 200% a 300% sobre o efetivo. De acordo com a Superintendência da PRF no Rio, todos são agentes especializados em combater a criminalidade vinculada à situação de trânsito, e têm capacidade para atuar em perseguições, interceptação de veículos e incursões em favelas à beira de estradas.

Um helicóptero também reforçará as ações táticas. A aeronave deve ajudar no patrulhamento, principalmente na Baixada Fluminense e em vias de acesso à Avenida Brasil.

O envio de agentes da PRF ao Rio atende a pedido do governador Sérgio Cabral. No estado, a Secretaria de Segurança Pública coordena ações integradas com as polícias de prontidão e pediu a transferência de oito detentos para presídios federais em outros estados. A medida já foi aprovada pelo Tribunal de Justiça do Rio e aguarda decisão da Justiça Federal.

Segundo o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, há suspeitas de que esses presos estejam coordenando os ataques. Há informações de que as duas principais facções criminosas que controlam o tráfico de drogas no Grande Rio se aliaram.