Para STJ, "esforço comum" define o que deve ser partilhado em uniões homossexuais
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu que, em uniões homoafetivas, os bens devem ser partilhados conforme esforço de cada um. O processo foi analisado a partir de dois casos envolvendo casais homossexuais do Rio Grande do Sul. Em ambos, um dos companheiros morreu e o parceiro está recorrendo à Justiça para ter o direito de usufruir dos bens do casal.
No primeiro caso, foi ajuizada ação visando ao reconhecimento e à dissolução de sociedade de fato. O Judiciário local reconheceu a união estável. Os herdeiros apelaram, mas a decisão foi mantida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Já no segundo caso, o Ministério Público do estado recorreu ao STJ porque a Justiça gaúcha reconheceu a união estável e, a partir daí, aplicou os efeitos patrimoniais relativos à partilha do patrimônio deixado.
De acordo com o desembargador Vasco Della Giustina, relator de ambos os recursos, a demonstração do esforço comum para aquisição do patrimônio a ser partilhado é fundamental para a decisão. "A repartição dos bens, sob tal premissa, deve acontecer na proporção da contribuição pessoal, direta e efetiva de cada um dos integrantes da dita sociedade", explicou o magistrado.
Com a decisão do STJ, os dois recursos voltam ao tribunal gaúcho para que seja definido o "esforço comum empregado pelo autor da demanda na formação do patrimônio amealhado pelo falecido".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.