Topo

Cidades em situação de emergência em MG sobem para 81; chuva forte provoca alagamento em BH

Rayder Bragon <br>Especial para o UOL Notícias <br>Em Belo Horizonte

16/01/2011 09h20

A cidade de Baependi (380 quilômetros de Belo Horizonte), no sul de Minas Gerais, decretou situação de emergência em razão de chuvas no município, localizado em uma das regiões mais castigadas pelos temporais, e elevou para 81 o número de cidades que estão nessa situação no Estado, de um total de 130 localidades que registraram problemas devidos ao mau tempo.

Segundo a Defesa Civil estadual, o município registrou escorregamento de encostas e inundações, o que provocou o desalojamento de 40 pessoas, sendo que 14 estão desabrigadas. Ao todo, 15 casas foram danificadas e 2 desabaram, informou o órgão.

Neste sábado, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), vistoriou a região. Ele foi a cidades mais afetadas como Alagoa, Carvalhos, Aiuruoca e Itamonte.  Em Carvalhos, ele prometeu apoio aos comerciantes que tiveram prejuízos em decorrência das chuvas.

Anastasia havia afirmado que a presidente Dilma Rousseff colocou à disposição do Estado a infraestrutura das Forças Armadas para desobstrução de barreiras e conexão de locais onde pontes caíram.

De acordo com a Defesa Civil, três equipes estão nessas localidades para coordenar as ações nesses locais que, segundo nota do órgão, “já estão na fase de reabilitação de cenário e tendendo à normalidade, tendo em vista a mobilização de vários órgãos do governo do Estado”.    

Várias cidades da região têm sido afetadas pelos temporais e apresentaram problemas como inundações, deslizamentos de terra, desabamentos de casas e enxurradas, Os municípios de Pouso Alegre, Seritinga, Itajubá, Careaçu, Conceição do Rio Verde, Maria da Fé, Camanducaia, Ouro Fino, Cambuquira, São Lourenço e Lavras, entre outras, estão entre os prejudicados pelas chuvas.

No Estado, as chuvas provocaram a morte de 16 pessoas desde novembro do ano passado e ferimentos em outras 72 vítimas. Atualização feita pela Defesa Civil mostra que 2.374 pessoas estão desabrigadas e 17.180 ficaram desalojadas, ou seja, foram acolhidas em casa de parentes, vizinhos e amigos, ou ainda foram levadas para abrigos públicos.

O informe ainda traz total de 235 casas e 104 pontes destruídas. Ao todo, 6.244 imóveis apresentaram danos e 339 pontes sofreram abalos na estrutura. O órgão revela ainda que 1,25 milhão de pessoas foi afetado nesse período chuvoso.

Uma equipe com 35 homens do Corpo de Bombeiros se deslocou ontem para o sul de MG. A base dessa equipe será a cidade de São Lourenço e eles terão apoio de um helicóptero da corporação, um caminhão, um ônibus e duas vans .

Belo Horizonte

A capital mineira foi atingida por uma tempestade na tarde deste sábado (15), o que provocou alagamento em ruas da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registradas 47 chamadas relativas a inundações, 17 ocorrências de quedas de árvores e ao menos um barracão desmoronou no bairro Cabana do Pai Tomás, mas não houve vítimas. Ainda houve 17 chamadas para vistorias em locais sob risco de desabamento ou deslizamento de terra.