Topo

No RS, mais uma cidade deve decretar emergência por causa da chuva

Lucas Azevedo<br>Especial para o UOL Notícias

Em Porto Alegre (RS)

20/01/2011 17h40

Mais um município do litoral norte gaúcho deve decretar situação de emergência por causa das fortes chuvas dessa semana. Torres (a 198 quilômetros de Porto Alegre), que faz divisa com Santa Catarina, possui dez pontos de alagamentos e sofre com estragos na rede pluvial e em suas vias. Uma família foi retirada de casa após a parede da residência desabar. O volume de chuva na cidade foi de 171 milímetros na quarta-feira (19).

Outros dois municípios da região já decretaram situação de emergência. Em Terra de Areia (150 quilômetros da capital), a chuva que caiu no início da semana alagou ruas e casas na zona urbana e destruiu pontes na zona rural. Na tarde desta quitna-feira (20), um engenheiro da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) analisa possíveis danos às plantações de abacaxi e, principalmente, de banana, que poderão ser perdidas devido à dificuldade de acesso para escoamento da produção. A estimativa é de que tenha chovido 110 milímetros nos dois dias. Ontem, foi decretado pela prefeitura municipal situação de emergência. Não houve destelhamento nem desabrigados.

Já a cidade de Três Cachoeiras (171 quilômetros da capital) decretou estado de emergência no dia 13, quando choveu na localidade o esperado para 20 dias. Nesta semana, na terça-feira, a precipitação foi ainda maior: 130 milímetros, o esperado para todo mês. Quatro bairros estão alagados e 30 casas foram atingidas. Algumas famílias tiveram que sair de suas residências durante a chuva, mas já estão de volta. Assim como em Terra de Areia, a preocupação agora fica por conta do escoamento da safra de banana, já que duas pontes foram destruídas.

“Eu nasci e me criei nesta cidade e nunca vi coisas dessa natureza. Nossa cidade é plana e, mesmo assim, ficou alagada”, comenta o secretário de Obras de Três Cachoeiras e responsável pela Defesa Civil municipal Noir Evaldt Boss.

Na tarde desta quinta-feira, o município de Arroio do Sal (165 quilômetros de Porto Alegre), também no litoral norte, que sofreu muito com alagamentos, estuda a possibilidade de fazer o mesmo decreto. A região central da cidade foi a mais afetada pelas águas. O arroio que corta a cidade transbordou e danificou algumas pontes. Segundo moradores mais antigos, é a maior quantidade de água desde a década de 1950.

Outras duas cidades – Nova Hartz (Região Metropolitana de Porto Alegre) e Mariano Moro (no Norte, divisa com Santa Catarina) – já enviaram à Defesa Civil do Estado uma Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) por causa da chuva.

Já no Sul do Estado, 12 cidades decretaram situação de emergência por causa da estiagem.