RS e SC já têm 19 cidades em situação de emergência; final de semana deve ter temporais
O excesso de chuva na última semana causou danos no litoral norte gaúcho e em Santa Catarina, fazendo com que 19 cidades decretassem situação de emergência: 15 em SC e 4 no RS. A possibilidade de temporais no final de semana aumenta os alertas nos dois Estados.
A situação é mais grave em Santa Catarina. Conforme o último relatório da Defesa Civil do Estado, há 5.050 pessoas desalojadas e 555 desabrigadas em quinze municípios que já decretaram situação de emergência. Criciúma, Balneário Arroio do Silva, Cocal do Sul e Jaraguá do Sul foram os mais afetados pelas enxurradas no Estado.
Nesta sexta-feira (21), o número de cidades que decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul chegou a quatro: Três Cachoeiras, Terra de Areia, Torres e Arroio do Sal, que chegaram a um volume de 130 milímetros na última semana. Nenhum morador ficou desabrigado. Ocorreram apenas casos isolados de famílias retiradas de casa após algum dano estrutural, mas elas já voltaram às residências. Os maiores problemas ocorreram nas vias e em pontes, gerando preocupação a produtores de banana e abacaxi impedidos de escoarem a produção.
A previsão do tempo para hoje no Rio Grande do Sul é de máximas ultrapassando os 30ºC, com pancadas de chuva à tarde e à noite no centro e no norte do Estado, principalmente na divisa com Santa Catarina. Para o fim de semana são esperadas pancadas de chuva com volumes significativos, rajadas de vento e trovoadas principalmente no litoral norte e serra gaúchos.
Nesta manhã, foi lançado um alerta para mais pancadas de chuva com trovoadas em todas as regiões catarinenses durante o final de semana, com volumes variando entre 40 milímetros e 60 milímetros na Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí. No litoral norte do Estado, a chuva pode atingir 100 milímetros, elevando o risco de deslizamento em áreas de encosta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.