Governo de SP sanciona lei que obriga bancos a instalar divisórias nos caixas
Uma lei sancionada hoje pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) pode obrigar todas as agências bancárias do Estado de São Paulo a instalar divisórias individuais nos caixas.
A medida seria uma forma de evitar a chamada "saidinha de banco", modalidade de assalto em que "olheiros" observam clientes que sacam dinheiro e, usando aparelhos celulares, orientam outros criminosos para abordar a vítima na rua.
O texto aprovado diz somente que as divisórias devem ser opacas, ter 1,80 metros de altura e isolar o cliente que está no caixa das pessoas que aguardam na fila.
No entanto, o projeto de lei sancionado ainda deixa várias dúvidas sobre o que, de fato, deve ser feito pelas agências. Não é explicado, por exemplo, se a medida vale somente para os caixas eletrônicos ou também para os caixas tradicionais, locais também usados para saque de dinheiro.
Para entrar em vigor, a lei ainda precisa ser regulamentada pelo Executivo, quando o texto deverá ser melhor detalhado por técnicos do governo - não existe prazo legal para isso acontecer.
Se a norma realmente começar a valer, os bancos estão sujeitos a uma multa diária de R$ 517 em caso de não cumprimento da determinação. A fiscalização ficará por conta do Procon-SP.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.