Topo

Acidente mata homem e deixa ponte Rio-Niterói sem luz por mais de 42 horas

Do UOL Notícias*

Em São Paulo

17/03/2011 17h59

A ponte Rio-Niterói, principal ligação entre a capital fluminense e Niterói, na região metropolitana, está sem luz desde a 1h da manhã da quarta-feira (16). O problema persiste, portanto, há quase 42 horas.

De acordo com comunicado oficial da CCR Ponte, concessionária responsável pela administração da via, a causa do blecaute foi um curto-circuito que feriu gravemente três funcionários da empresa Álamo Engenharia – contratada da CCR –, que trabalhavam na ponte.

Darlan Aguiar da Silva teve 100% de seu corpo queimado e morreu na tarde desta quinta-feira (17). Os feridos foram encaminhados ao hospital municipal Souza Aguiar, na região central do Rio, e posteriormente removidos para hospitais particulares. Ainda segundo a CCR, o fluxo de veículos está constante e a previsão é que a energia volte à via ainda hoje.

A interrupção no fornecimento de energia foi gerada por curto-circuito na subestação nº 5, na Ilha de Mocanguê, e outro incidente na principal subestação de energia da Ponte, no Cais do Porto, deixando toda a via sem iluminação.

A Light garantiu que o fornecimento de energia elétrica até a subestação que abastece a ponte ocorre normalmente.

Para evitar acidentes, a CCR Ponte montou um esquema com painéis eletrônicos móveis, reboques extras e veículos de inspeção. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não foram registrados acidentes durante a última madrugada.

PRF dispensa funcionários

A falta de luz afetou também a base operacional da PRF na Ponte, localizada ao lado da praça do pedágio. Por isso, os funcionários que desempenham tarefas administrativas foram dispensados do serviço ao meio-dia de hoje.

Duas viaturas da PRF permanecem na praça do pedágio, e outras fazem ronda em toda a extensão da ponte. As viaturas dispõem de cones e holofotes para auxiliar os motoristas.

“Nossa preocupação maior é com o tempo de resposta da concessionária, caso o usuário tenham algum problema”, informou um inspetor da PRF, alegando que sem luz, os veículos da concessionária levam mais tempo para reagir durante a noite. Circulam diariamente cerca de 145 mil veículos na Ponte Rio-Niterói.

*Com informações de Daniel Milazzo, especial para o  UOL Notícias, no Rio de Janeiro