Topo

Polícia prende dupla que usava tecnologia para roubar caixas eletrônicos em 3 Estados

Carlos Madeiro

Especial para o UOL Notícias <br> Em Maceió

13/05/2011 21h12

A Polícia Civil de Pernambuco apresentou, nesta sexta-feira (13), uma dupla de assaltantes que, ao invés de maçarico e dinamites, usava a tecnologia para roubar dinheiro de caixas eletrônicos em três Estados. Douglas Oliveira da Silva, 37, e Rubens Martins Júnior, 30, já teriam praticado assaltos em Recife, São Paulo e Curitiba.

Segundo a Delegacia de Roubos e Furtos, os dois acusados são paulistas e integram uma quadrilha especializada em furto a banco mediante uso de um programa de software que simula um teste em caixas eletrônicos bancários.

Durante depoimento à polícia, eles informaram que usavam uma furadeira para fazer um buraco no caixa eletrônico. Pelo furo, eles conectavam, por um cabo, o computador do equipamento a um notebook, que possuía um sistema similar ao utilizado pelos bancos.

Conectado ao sistema bancário, eles davam um comando para que a máquina expelisse todo o dinheiro. Para a polícia, a modalidade de crime é uma novidade.

Segundo a polícia, na manhã do sábado (30), data em que foram presos pela Polícia Militar, eles levaram R$ 32 mil de uma agência do banco Santader, localizado na avenida Agamenon Magalhães, região central da capital pernambucana.

Eles foram detidos quando saíam de uma outra agência bancária, no bairro do Parnamirim, zona Norte do Recife. Além do assalto do sábado, eles teriam sido os responsáveis por outro furto a caixa eletrônico na capital.

Com a dupla, a polícia apreendeu um mapa do Recife --com pontos marcados para possíveis assaltos--, um notebook com o programa simulador de banco, uma furadeira, uma broca, um GPS e um veículo. Eles foram autuados em flagrante por tentativa de furto qualificado. A polícia pernambucana informou ainda que a dupla já cumpriu pena por furto a banco no Estado de São Paulo.

O delegado de roubos e furtos, José Cláudio Nogueira, informou que a dupla pretendia praticar pelo menos 11 furtos a caixas eletrônicos de agências bancárias do Recife. Eles foram encaminhados para o presídio do Cotel, no município de Abreu e Lima, região metropolitana da capital.