Topo

Incêndio em prédio no Rio não comprometeu estrutura da construção, diz Defesa Civil

Hanrrikson de Andrade

Especial para o UOL Notícias<br> No Rio de Janeiro

25/05/2011 15h51

A Defesa Civil do Rio de Janeiro vistoriou nesta quarta-feira (25) o prédio que pegou fogo no dia anterior, na Tijuca, zona norte da cidade, e concluiu que não houve danos à estrutura do edifício.

No entanto, serão necessários reparos nas tubulações hidráulicas e nas instalações elétricas antes que os imóveis sejam liberados. O incêndio atingiu pelo menos sete apartamentos em três andares do prédio 407, no bloco 2.

Técnicos da Defesa Civil também devem isolar o pátio do térreo, já que as vidraças das janelas ainda podem despencar. O órgão municipal e o Corpo de Bombeiros liberaram o acesso dos moradores, mas eles ainda não podem subir por causa do atraso na vistoria da seguradora do condomínio. Os proprietários continuam aguardando no saguão. Em relação ao prédio vizinho (o condomínio possui dois blocos), a situação já foi normalizada.

De acordo com as informações passadas pelo Corpo de Bombeiros, pelo menos 15 pessoas apresentaram intoxicação em função do grande volume de fumaça ou entraram em estado de choque, entre as quais bebês gêmeos de dois meses.

Os oficiais conseguiram controlar o incêndio por volta das 19h15. Segundo testemunhas, o fogo teria se espalhado rapidamente por três andares após uma explosão num televisor de um apartamento do oitavo andar. Porém, a hipótese só será checada na perícia oficial, que deve ocorrer na tarde desta quarta-feira (25).

Pessoas que ficaram presas nos últimos andares deixaram o prédio - de 11 andares - lentamente pela escada de incêndio com o auxílio dos bombeiros. Os moradores dos prédios vizinhos também foram retirados por medida de cautela.

O incêndio mobilizou 15 viaturas do Corpo de Bombeiros, e pelo menos 80 soldados de quatro batalhões da cidade. Além disso, as interdições da rua Haddock Lobo e das vias no entorno do edifício deixaram o trânsito caótico na Tijuca. Por questão de segurança, o fornecimento de energia chegou a ser interrompido na região, de acordo com a concessionária Light.