Resgate de sobreviventes de queda de helicóptero é suspenso na Bahia
As buscas pelas três pessoas desaparecidas após a queda de um helicóptero na noite de sexta-feira (17) na praia de Itapororoca, em Porto Seguro (a 776 km de Salvador), foram novamente suspensas no final da tarde deste domingo (19).
O resgate não teve sucesso e deverá ser retomado ao amanhecer da segunda-feria (20). Apesar dos trabalhos intensos durante todo o dia, foram encontrados apenas alguns destroços da aeronave, entre elas um assento e uma bolsa, provavelmente de algum dos passageiros.
Apenas os navios da Marinha, entre eles o varredor Albardão, que possui um equipamento sonar de varredura lateral, permanecem no mar durante a noite nas águas.
Neste domingo, segundo o capitão-tenente Jorge Cordeiro, a área de atuação foi ampliada e a perspectiva é aumentar ainda mais a partir de amanhã, o que demandará um número maior de mergulhadores, embarcações e tempo de trabalho.
“A busca por aeronaves pequenas como os helicópteros, no mar, é sempre mais difícil pois são feitas com materiais leves e equipamentos de dimensões pequenas, diferentemente dos aviões. Por isto, são mais facilmente levadas pelas correntezas”, disse o capitão-tenente, negando que as condições de vôo estivessem ruins no momento do acidente.
“O mar estava relativamente calmo e apenas garoava quando o helicóptero caiu. As chuvas se intensificaram a partir do início da madrugada, quando já estávamos procedendo nas buscas”, afirmou.
Segundo o militar, os quatro corpos resgatados foram logo identificados. “Inicialmente tiramos as duas crianças, um corpo foi trazido pelas ondas até a areia e a quarta vítima, encontrada ainda com vida, foi retirada pelos pescadores. O que nos leva a supor que os demais possam ter ficado presos na célula (corpo da aeronave)”, disse ele.
De acordo com ele, não há precisão do local onde a aeronave caiu. “Se soubéssemos com certeza, já teríamos encontrado o helicóptero”, disse ele, considerando especulação as informações de que o acidente teria ocorrido a 200 metros da praia.
Entre os desaparecidos, está Mariana Noleto, namorada de Marco Antônio Cabral, filho do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Os outros passageiros que ainda não foram encontrados são Jordana Kfouri, mulher do empresário Fernando Cavendish, e o empresário Marcelo Mattoso Almeida, que pilotava o helicóptero.
Segundo a Capitania dos Portos, 20 pessoas, entre militares e voluntários, participaram das buscas hoje. Além disso, dois navios e três lanchas da Marinha auxiliam na varredura, que também tem o objetivo de encontrar a aeronave no fundo do mar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.