Topo

Após oito dias perdidos, pescadores pedem socorro por celular e são resgatados em Sergipe

Aliny Gama

Especial para o UOL Notícias <br> Em Maceió

27/07/2011 21h12

Depois de oito dias de aflição, quatro pescadores de Alagoas que estavam perdidos no oceano Atlântico foram resgatados em alto mar em Sergipe, na tarde desta quarta-feira (27). Eles foram encontrados pela Polícia Militar a 10 km da costa, no município de Brejo Grande (a 137 km de Aracaju).

Segundo os policiais do GTA (Grupo Tático Aéreo), os pescadores foram localizados após conseguirem sinal de telefonia celular e ligarem para pedir socorro. Os homens são da cidade alagoana de Coruripe (a 80 km de Maceió) e disseram que a embarcação perdeu o rumo durante a viagem.

Os pescadores foram retirados do mar por um cesto içado pelo helicóptero de equipe de resgate. Eles estavam desidratados e foram levados ao Hospital de Urgências de Sergipe, em Aracaju, onde recebem atendimento médico.

Segundo os policiais, para resistirem ao frio, os pescadores quebraram parte da madeira lateral da embarcação e fizeram fogo para se manter aquecidos. Dos quatro pescadores, dois foram socorridos de helicóptero e levados até a margem do rio São Francisco, enquanto os outros foram resgatados de barco.

Segundo caso em dois dias

Esse não é o primeiro caso de pescadores que estavam desaparecidos no mar esta semana em Alagoas. Na segunda-feira (25), dois pescadores conseguiram retornar ao continente depois do barco deles ficar por cinco dias à deriva no mar. O motor da embarcação teria quebrado e eles ficaram impossibilitados de retornar ao ponto de partida, que foi o Pontal do Peba, no município de Piacabuçu.

Os pescadores conseguiram voltar depois que improvisaram uma vela, com pedaços de roupas, lona e lençóis, na embarcação, que foi levada pelos fortes ventos ocorridos do fim de semana para praia do Miai, em Feliz Deserto. Os pescadores relataram que não sofreram com a falta de comida porque haviam se programado para passar oito dias no mar.