Topo

Buracos se espalham por Natal, e população cria mapa com mais de 280 ruas cadastradas

Aliny Gama<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>Em Natal

23/08/2011 13h20

A grande quantidade de buracos nas ruas de Natal (RN) levou a população a protestar de diversas formas. Na periferia, vias estão intransitáveis, e ônibus deixaram de circular, desde a semana passada, por cinco avenidas e ruas da zona norte. Em protesto contra a má conservação das ruas, estudantes montaram um mapa dos buracos, feito com colaboração participativa. Criado em fevereiro, o mapa já possui 280 buracos cadastrados e está disponibilizado em um blog intitulado Buracos de Natal, que reúne imagens, desabafos e ironias dos problemas causados pelas crateras nas ruas.

Veja onde estão os buracos de Natal

  • Fonte: Blog Buracos de Natal

No início do mês, um boneco gigante foi criado e passou a realizar protestos nas ruas com buracos. Todos os dias o boneco-cidadão era colocado em um local diferente. Na semana passada, a prefeitura apreendeu o boneco.

Blog

Cansados de prejuízos, estudantes universitários decidiram criar um mapa de Natal com fotos e endereços dos buracos. Segundo um dos idealizadores do blog buracosdenatal.wordpress.com, Vitor Marinho, a página é atualizado diariamente com a participação da população, que envia imagens. “O blog é um sucesso. Por dia recebemos cerca de quatro e-mails com informações e fotos de novos buracos na cidade. Já o Twitter recebe, em média, 20 mensagens diárias”, disse Marinho.

Segundo o universitário, a ideia inicial era cria um mapa, mas a grande participação das pessoas os levou a criar um blog. “A situação das ruas de Natal é caótica, e a prefeitura só se preocupa em dar manutenção às avenidas turísticas”, afirmou o blogueiro. O blog reúne também desabafo de motoristas, ciclistas e pedestres, que relatam prejuízos e riscos por conta dos buracos.

“Sou mais uma vítima dos buracos de Natal. Ontem, ao deixar minha filha na escola, que fica na Romualdo Galvão, para não pegar trânsito entrei em uma paralela, a Antídio de Azevedo. Porém, ao fazer uma curva, vi o buraco cheio de água, mas nunca imaginei que o mesmo estava tão fundo. Resultado: caí com o carro no buraco. Tive um prejuízo de mais de R$ 800,00 pois danificou o parachoque, farol de milha e outras peças que ficam na parte de baixo do carro”, afirmou Glenda Jamile Guedes, em relato publicado no blog.

Já o ciclista Ricardo Herculano contou que dois buracos põem em risco a vida de quem pedala pela rua Oiti: “Um deles é bem simples, novo ainda; o outro, que eu curto bastante, é o que eu chamo de buraco da distância mínima. Não sei se posso considerá-lo como um buraco, mas quando estou pedalando próximo a ele, os carros, que não querem passar por ele, acabam obedecendo a código de trânsito e mantendo uma distância mínima de 1, 5 metro da minha bicicleta.”

Ônibus suspensos

Por conta dos buracos, a empresa de transporte Guanabara mudou a rota dos ônibus de duas das principais linhas que atendem à região norte de Natal. "Devido ao excesso de buracos existentes nas vias do conjunto Brasil Novo, causados pelas constantes chuvas deste ano e pela falta de reparo por parte da Prefeitura de Natal, a Transportes Guanabara está modificando, temporariamente, os itinerários das linhas 75 (A e B) e 79", diz a empresa, em comunicado à população do último dia 17.

Por conta da mudança, moradores de duas avenidas e três ruas deixaram de ser assistidas pelos coletivos. "Essa mudança se mostra necessária para que possamos evitar os danos causados pelas más condições de manutenção das vias e, assim, continuar atendendo aos clientes dos conjuntos Brasil Novo e Parque das Dunas", complementou a empresa.

Chuvas

A Prefeitura de Natal informou que o inverno rigoroso foi decisivo para o desgaste do asfalto e do calçamento de algumas ruas na zona norte de Natal – a mais afetada na cidade. “A falta de regularidade das chuvas impediu que algum trabalho paliativo fosse executado”, disse.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, técnicos começaram uma varredura nos bairros Alto da Colina, Brasil Novo e Jardim Brasil, nesta segunda-feira (22), para avaliar os estragos das vias públicas e traçar um plano emergencial para melhorar o trânsito na região até “cessar o período chuvoso”.

O secretário Democles Trinta disse ao UOL Notícias que a prefeitura está elaborando dois projetos para drenagem e recuperação da pavimentação das vias públicas que sofreram danos no inverno. A estimativa é que as obras sejam realizadas no verão.

“Vamos fazer um trabalho emergencial, mas a solução em definitivo, com a correção dos problemas nas vias, somente no verão poderá ser feita. Nesse período de chuvas fica complicada a execução de obras de recuperação das ruas, mas vamos tentar minimizar o problema com máquinas de terraplanagem. Assim que as condições climáticas permitirem os projetos já estarão prontos para a prefeitura levantar os recursos financiadores e executar as obras”, disse, reforçando que a população tem de “ter paciência para conviver com o problema que ocorreu atipicamente em 2011 até que as providências sejam tomadas”.