Prefeitura de Matinhos (PR) retira exigência de exame de HIV para contratar funcionário
A Prefeitura de Matinhos (115 km de Curitiba), no litoral do Paraná, decidiu retirar a exigência de exame de HIV para um concurso público de contratação de pessoal.
O aviso com a correção pode ser visto no site oficial da administração municipal. No espaço, há o registro de modificações feitas nos editais que antes pediam que o exame de sangue, entre outros testes, incluísse o que detecta o vírus da Aids.
Em nota oficial, a prefeitura informou "lamentar o erro" e negou ter havido "preconceito ou discriminação" na elaboração dos editais.
A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Transsexuais e Travestis (ABLGT) entrou em contato com a administração para que a exigência fosse removida. Caso contrário, entraria com uma ação na Justiça pedindo a retificação.
O presidente da entidade, Toni Reis, havia protocolado um pedido na prefeitura dizendo que o Brasil é signatário de normas da OIT (Organização Internacional do Trabalho) impedindo esse tipo de exigência.
"A notícia sobre a retirada da exigência do exame de HI V é alentadora. A gente vê que o diálogo é mais importante do que se fôssemos entrar com a ação. Esperamos que os melhores candidatos sejam aprovados no concurso público pelos seus conhecimentos e não pelo aspecto sorológico", disse Reis ao UOL Notícias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.