Topo

Polícia Federal faz operação contra crime do colarinho branco em Pernambuco

Carol Guibu<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>No Recife

12/09/2011 13h41

A Polícia Federal (PF) de Pernambuco começou nesta segunda-feira (12) uma operação de busca e apreensão em razão de denúncias de um rombo de cerca de R$ 2,18 milhões, durante dez anos (de 2001 a 2011), na gestão do Fundo de Previdência do município de Araçoiaba (50 km do Recife).

De acordo com a PF, além do desfalque milionário no fundo destinado ao pagamento dos pensionistas e aposentados da prefeitura, nos últimos dias vieram à tona vários outros problemas de mal uso de verbas públicas federais, inclusive, as repassadas para obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento].

Segundo a PF, havia tentativa de fraude de documentos administrativos e intimidação de pessoas em Araçoiaba. A operação foi deflagrada para preservar as informações em documentos e arquivos digitais, antes que sejam destruídos.

A ação tem 35 policiais federais de Recife, além de auditores da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A intenção é que sejam cumpridos três mandados de busca e apreensão, deferidos pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, após parecer favorável do Ministério Público Federal.

Após análise do material apreendido e das informações obtidas hoje (12), a PF definirá os próximos passos da investigação. Se condenados, os envolvidos na suposta fraude podem ser punidos com até 12 anos de reclusão, de acordo com a Lei dos Crimes do Colarinho Branco.

Até o momento, nenhum representante da Prefeitura de Araçoiaba foi localizado para falar sobre o caso.