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Com cinco anos de atraso, estações Luz e República do Metrô de SP serão inauguradas amanhã

Do UOL Notícias

Em São Paulo

14/09/2011 18h23

Mudanças no cronograma da Linha 4-Amarela do Metrô

2001: Primeira licitação, com conclusão das obras da primeira fase -com a inauguração das estações Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã- previstas para 2006

2003: Tribunal de contas do Estado suspende a primeira licitação e a data de conclusão é prorrogada para 2007

2004: É lançada a Parceria Pública-Privada, a primeira do país, com previsão de que as obras da primeira fase fossem concluídas em 2007

2007: Mesmo que inicialmente o governo do Estado tenha anunciado que a tragédia que matou sete pessoas em janeiro de 2007 com a abertura de uma cratera em Pinheiros não afetaria o cronograma das obras, as conclusões da primeira fase foram prorrogadas para 2009

2009: O fim das obras foi adiado para 2010 por causa de problemas técnicos e por testes nos novos trens

2010: Apenas duas das seis estações -Paulista e Faria Lima- foram inauguradas

2011: As outras quatro estações foram inauguradas gradativamente: Butantã (março), Pinheiros (maio), Luz (setembro) e República (setembro)

2014: Previsão para a conclusão das obras da segunda fase, com a inauguração das estações Higienópolis, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia

Após cinco anos de atraso, as estações Luz e República da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo serão inauguradas nesta quinta-feira (15). As inaugurações concluem a primeira fase do projeto, inicialmente previsto para ser entregue em 2006, segundo a primeira licitação das obras. 

As operações nas novas estações serão realizadas das 10h às 15h. "O horário reduzido é estabelecido para que os usuários possam se adaptar às novidades, bem como para que a empresa e os funcionários possam fazer os devidos ajustes técnicos e logísticos das operações", explica o diretor de Operações do Metrô, Mario Fioratti. 

A previsão, no entanto, é que o horário nas estações Luz e República seja ampliado em três semanas, conforme divulgou o presidente da ViaQuatro -empresa responsável pela linha-, Luís Valença. Não se sabe ainda se, assim como nas demais estações, a ampliação será gradativa ou integral. "Essa definição dependerá do resultado dos testes dessas três semanas", afirma Fioratti.

Com a inclusão das duas novas estações, a Linha 4-Amarela passará a ter nove quilômetros de extensão em sua operação comercial.  As inaugurações viabilizarão ainda a integração com a Linha 3-Vermelha e a Linha 1-Azul e outras três linhas da CPTM: Linha 7-Rubi, Linha 11-Coral e Linha 10-Turquesa.

"Quando a linha estiver funcionando em horário pleno viabilizará a redistribuição na malha do metrô e liberará o fluxo em trechos considerados superlotados, como é o caso da estação Paraíso (Linha 1- Azul) e Sé (Linha 3-Vermelha)", diz o diretor de Operações do Metrô. Fioratti prevê que as duas novas estações da linha recebam cerca de 20 mil passageiros por dia.

Além das integrações, Fioratti acrescenta a agilidade nos trajetos. "Um passageiro que tiver que sair do Tucuruvi para a Paulista, não precisará mais fazer a integração no Paraíso, basta pegar a Linha Amarela", exemplifica ele, que também ressalta o tempo do trajeto entre a Luz e a Paulista. "Será possível percorrer esse caminho em cinco minutos."

Próximas estações

Na segunda fase do projeto da Linha 4-Amarela estão previstas outras quatro estações: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. As inaugurações estão previstas para 2014.