Topo

Liberação da Imigrantes é estendida para veículos pesados; Anchieta tem lentidão

Do UOL Notícias

Em São Paulo

16/09/2011 15h08Atualizada em 16/09/2011 15h50

A pista norte da rodovia dos Imigrantes, em São Paulo, foi liberada para veículos pesados pouco antes das 15h desta sexta-feira (16). Por volta de 11h20, a via já havia sido liberada para veículos leves, quase 23 horas depois do engavetamento ocorrido ontem.

Segundo a Ecovias, concessionária que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, a Anchieta tem tráfego congestionado do km 30 ao km 44, sentido litoral, e do km 44 ao km 42, sentido São Paulo. O trânsito é bom na Imigrantes, nos dois sentidos.

Até a liberação da pista norte da Imigrantes, a pista sul estava sendo utilizada para o tráfego sentido litoral-capital. Com a liberação, a pista sul voltou a operar no sentido capital-litoral, e a norte no sentido litoral-capital.

Segundo Roberval França, comandante da Polícia Militar na região do ABC paulista, cerca de 300 veículos teriam se envolvido no acidente. Uma pessoa morreu e 51 ficaram feridas (duas em estado grave).

A Ecovias afirma que 104 carros foram removidos com guincho e que os dados da PM consideram o número de boletins de ocorrência feitos, o que inclui carros que tenham sofrido danos pequenos.

O cálculo da PM foi feito ainda considerando a extensão do engavetamento, que se estendeu por 2 km. A maioria dos veículos envolvidos sofreu danos leves, segundo França.

A causa inicial do acidente seria a forte neblina que tomou conta da rodovia na quinta-feira.

Maior da história da Imigrantes

Segundo o comandante da PM, o acidente é o maior da história da Imigrantes, considerando o número de veículos envolvidos.

Em 28 de junho 1977, um engavetamento envolvendo cerca de 140 veículos na Anchieta, em Cubatão, terminou com a morte de 15 pessoas.

Ontem, as vítimas --algumas retiradas das ferragens-- foram conduzidas aos prontos socorros de Diadema, Mauá, Cubatão e Santos.

O Corpo de Bombeiros precisou também combater um incêndio em um caminhão envolvido no acidente. Segundo a concessionária Ecovias, o veículo transportava produtos perigosos, mas não estava carregado --o fogo teria sido causado por resquícios do material.

Uma equipe da Cetesb (órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente) foi chamada para ir até o local para analisar um possível vazamento.

Pouco antes do engavetamento na Imigrantes houve outro acidente na altura do km 38 da Anchieta, envolvendo quatro carretas.

Local aproximado do acidente

  • Clique em + ou - para aproximar ou afastar o zoom