Topo

Rio se aproxima da marca de 100 bueiros com 100% de chances de explosão

Hanrrikson de Andrade<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>No Rio de Janeiro

21/09/2011 17h44

Mais seis bueiros com 100% de chances de explosão (em razão da presença de gás nas galerias) foram identificados no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (21) pela equipe de monitoramento da prefeitura. Com esses já são 98 bueiros registrados que oferecem risco à população desde o início da operação de fiscalização, em 12 de agosto. Os números são da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos.

Os seis bueiros estão localizados nas ruas Sete de Setembro, no centro da capital, e na rua da praia de Botafogo, zona sul. Na última madrugada, pelo menos 417 tampões foram vistoriados em pontos do centro e da zona sul.

A equipe responsável pelo trabalho de monitoramento dos bueiros da cidade é composta por técnicos da Concremat (empresa contratada em caráter emergencial), agentes das concessionárias de luz (Light), gás (Companhia Estadual de Gás, CEG) e empresas de telefonia, além de funcionários das agências reguladoras.

A probabilidade de explosão é considerada caso seja acesa alguma centelha nas proximidades das galerias subterrâneas. Nos últimos dois meses ocorreram pelo menos 12 explosões de bueiros. A mais recente ocorreu em um condomínio situado no Leblon, também na zona sul, em 11 de setembro.

Pontos de risco

Na semana passada, um bueiro soltou fumaça na rua Barata Ribeiro, em Copacabana, o que causou a interdição do local por medida de segurança. O bairro da zona sul é uma das áreas que possuem grande número de bueiros com alto risco de explosão, de acordo com o governo municipal. A situação também é crítica em vias do centro da cidade.

Segundo a prefeitura, a equipe de monitoramento acionou os protocolos de emergência em todos os casos identificados até o momento. A operação de fiscalização da rede subterrânea da capital seguirá em rotina diária até o fim de dezembro.