Topo

Calor de 37ºC surpreende gaúchos, mas tempo muda na noite desta quinta

Lucas Azevedo<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>Em Porto Alegre

29/09/2011 17h07

Depois da última semana de inverno com temperaturas amenas e tempo seco, a primavera deu as caras trazendo muito calor ao Rio Grande do Sul. Na tarde desta quinta-feira (29), Porto Alegre, algumas cidades do centro gaúcho e da fronteira oeste registraram marcas de até 37ºC.

O calor surpreendeu, e fez com que os primeiros ventiladores e aparelhos de ar condicionado começassem a funcionar. Na capital gaúcha, os parques voltaram a receber seus frequentadores típicos de verão, com tênis, bermuda e camiseta.

Na Base Aérea de Santa Maria (286 km de Porto Alegre), na região central, fez 37ºC. Por volta das 15h, os termômetros na zona norte de Porto Alegre registraram 35ºC, de acordo com o Metroclima, mesma temperatura verificada em Uruguaiana (649 km de Porto Alegre), na fronteira oeste.

Entretanto, há uma frente fria a caminho do Rio Grande do Sul, que deve provocar chuva já nesta quinta. A partir da noite de hoje, no extremo sul do Estado haverá chuva concentrada, que ganha terreno com o decorrer da sexta-feira. Estão sendo esperados temporais, com raios, ventos fortes e até granizo.

A chuva deve atravessar o território gaúcho e chegar ao sul catarinense no sábado, quando as temperaturas não devem superar os 20ºC.

Segundo a empresa de meteorologia MetSul, outubro ainda registra frio e quantidades menores de chuva. O clima será influenciado pelo fenômeno La Niña, que resfria as águas do Oceano Pacífico.

Porém, o frio, principalmente à noite, associado à aproximação do verão, pode acarretar chuvas e tempestades isoladas.