Topo

Moradores usam site para mapear buracos em ruas de cidade no interior do Paraná

Mapa mostra pontos com buracos abertos (azuis) e reparados (verdes) em Guarapuava (PR) - Reprodução/Google Maps
Mapa mostra pontos com buracos abertos (azuis) e reparados (verdes) em Guarapuava (PR) Imagem: Reprodução/Google Maps

Dimitri do Vale<br>Especial para o UOL Notícias<br>Em Curitiba

20/10/2011 17h14

Um grupo de moradores se reuniu em Guarapuava (247 km de Curitiba) para catalogar os buracos existentes nas ruas da cidade e, assim, chamar a atenção das autoridades para o problema.

As informações são registradas em um site denominado "Buracos Guarapuava", que conta com o auxílio da ferramenta Google Maps. Ela mostra uma foto aérea do território do município. Quem se cadastra pode assinalar no mapa um novo local onde há buraco e, ainda, enviar uma foto dele.

Desde a criação do espaço, em março deste ano, cerca de 700 buracos foram cadastrados na cidade por meio do espaço virtual. À medida que o site era abastecido, o número de visualizações também aumentava: hoje está em aproximadamente 17 mil acessos totais.

As notificações de buracos feitas pelos próprios moradores começaram a surtir efeito: pelo menos dez ruas já foram recapeadas. O autor da ideia, o jornalista Danny Jessé Nascimento, disse ao UOL Notícias que o desafio agora é colocar pontinhos verdes para reconhecer o trabalho do município nos locais que receberam pavimento novo.

"A rede social foi um instrumento de cidadania que ajudou a alavancar a campanha para identificar os buracos", disse Danny. A ideia é não tirar o site do ar para que a comunidade tenha um canal de voz e, sempre que precisar, informar alguma reivindicação que precisa ser feita ao poder público", afirmou Danny.