Topo

Rapaz mergulha para socorrer banhista e desaparece no mar agitado em Salvador

Heliana Frazão<BR>Especial para o UOL Notícias<BR>Em Salvador

03/11/2011 13h14

Um rapaz de 19 anos desapareceu na tarde desta quarta-feira (2) após entrar no mar para tentar salvar uma banhista que se afogava na praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa, em Salvador. Segundo o Corpo de Bombeiros, Damarié Oliveira da Silva Junior estava jogando bola na praia quando percebeu uma mulher se afogando. Os amigos contaram que o jovem se jogou no mar, conseguiu salvá-la, mas desapareceu em meio à agitação das ondas. 

Na manhã desta quinta-feira (3), as buscas foram retomadas por um grupo de mergulhadores, mas até o início desta tarde ainda sem sucesso. Parentes e amigos permanecem na praia acompanhando os trabalhos, com a expectativa de que Damarié seja encontrado com vida. Os amigos revelaram que o rapaz sabe nadar, porém, já estava cansado em razão do jogo de bola, além da dificuldade imposta pelo mar agitado.

A chuva, acompanhada por ventos fortes e temperaturas mais baixas, instalada sobre Salvador desde a noite da terça-feira (1º), mudou a rotina dos baianos e tem atrapalhado a vida de quem precisa sair para trabalhar ou estudar.

Por toda a cidade são identificados buracos, alagamentos e semáforos quebrados, prejudicando o trânsito. Quem sai de casa precisa se agasalhar do frio e da chuva, algo incomum na cidade neste período do ano. Na BR-324, que liga Salvador à cidade de Feira de Santana, uma poça de água no km 615 provocou congestionamento de 14 km.

Também devido ao tempo chuvoso e às condições da maré, a travessia de lancha Salvador/ Mar Grande, na Ilha de Itaparica, foi suspensa, bem como o embarque de veículos de grande porte, como caminhões, utilitários e micro-ônibus, no sistema ferry-boat. O tempo de travessia, que normalmente acontece em cerca de 60 minutos, tem durado cerca de 20 minutos a mais.

Os passeios pelas ilhas localizadas na Baía de Todos os Santos também estão suspensos. Já a viagem entre e Salvador e Morro de São Paulo, no sul do Estado, acontece com conexão na Ilha de Itaparica. De lá os passageiros seguem de ônibus até o município de Valença, para depois seguirem até Morro de São Paulo.

Conforme o Serviço de Meteorologia, o tempo chuvoso deve continuar até a sexta-feira (4), perdendo força no final de semana. A expectativa é de que o sol reapareça apenas na segunda-feira (7). De acordo ainda com os meteorologistas, a chuva deve-se a uma frente fria que migrou da região Sudeste, avançando sobre Salvador.