Chuva alaga ruas, causa deslizamentos e provoca congestionamentos em Salvador
A chuva que cai desde a madrugada deixou as principais ruas e avenidas de Salvador alagadas nesta terça-feira (8), causando congestionamentos em toda a cidade. Segundo a Defesa Civil, houve 21 solicitações de emergência. Dentre elas, cinco alagamentos de área, sete deslizamentos de terra e dois imóveis alagados. Não há registro de vítimas.
Um dos deslizamentos ocorreu em uma encosta em cima de um túneo próximo a avenida Centenário, perto do centro da capital baiana, e provocou a interdição parcial da pista, causando um grande congestionamento.A Central de Polícia, por sua vez, informou que houve um desabamento de imóvel no Bairro da Federação, mas ninguém ficou ferido.
A avenida Paralela, uma das mais movimentadas da cidade, ficou congestionada em praticamente toda a sua extensão de 14 quilômetros. Na Orla Marítima de Salvador, pelo menos cinco sinaleiras deixaram de funcionar, aumentando ainda mais o caos no trânsito durante a manhã desta terça-feira.
A turismóloga Andreia Brandão disse ao UOL Notícias que levou três horas no trajeto de casa até o trabalho. “Foi o meu maior recorde, levei esse tempo para percorrer 27 quilômetros”, disse. Situação pior passou a jornalista Ana Paula Cabral, que levou duas horas dentro de um ônibus para andar por menos de dez quilômetros de casa, no bairro do Doron, para o escritório, no Caminho das Árvores.
Na periferia, a situação ficou mais complicada, pois os motoristas tiveram de desviar das poças d’água, que pareciam pequenas lagoas, e também dos buracos que surgiram com a intensidade da chuva. Na Avenida Vasco da Gama, o córrego do canteiro central se transbordou, causando lentidão e alagamentos. No Largo Dois Leões, um ônibus quebrou irradiando um engarrafamento para localidades com até 15 quilômetros de distância.
De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Salvador terá tempo chuvoso até a próxima quinta-feira. O índice pluviométrico registrado nos oito primeiros dias deste mês é de 146,4 milímetros, sendo 97 milímetros somente nesta terça-feira, o que supera a média histórica de novembro, calculada em 119 milímetros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.