Topo

Rio apreende mais de 300 javalis em criadouro ilegal em Área de Proteção Ambiental

Julio Reis

Especial para o UOL Notícias, no Rio de Janeiro

29/11/2011 16h28

Uma operação deflagrada pela Secretaria do Estado do Ambiente no Rio de Janeiro apreendeu, na manhã desta terça (29), 316 javalis em um criadouro ilegal na Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, que fica no município de Nova Friburgo, região serrana do Estado.


Até agora, só 90 animais foram retirados do local - os outros devem ser recolhidos até o fim da semana. Segundo a secretaria informa, a demora se dá por causa da complexidade da ação, da localização do criadouro e do tamanho dos animais.

Coordenada pessoalmente pelo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, a operação contou ainda com o apoio de equipes do Batalhão Florestal, do Bope, do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária e do Ibama.

“Era uma bomba biológica. Os javalis iam acabar com o Parque Estadual dos Três Picos, que é a maior unidade de conservação do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou Minc. “Estamos em uma área de proteção ambiental e o empreendimento estava funcionando sem a licença ambiental do Ibama e do Inea, sendo uma atividade totalmente ilegal.”

De acordo com a secretaria, o criadouro ilegal trazia riscos ambientais para o ecossistema da região, já que não existiam predadores naturais dos javalis e os animais podiam comprometer a biodiversidade do local se invadissem áreas verdes protegidas.

A secretaria informou que os javalis retirados hoje foram transportados para um abatedouro em São Paulo, onde suas carnes voltarão embaladas a vácuo para serem doadas, pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, para restaurantes populares e comunidades carentes.