Chuvas afetam 21,5 mil pessoas em Minas Gerais, diz Defesa Civil
A chuva, que castiga o Estado de Minas Gerais nos últimos dias, fez com que o número de pessoas atingidas pelos transtornos saltar para 21.500, segundo dados da Defesa Civil computados nos últimos dois meses. Ainda conforme o órgão, 18 cidades decretaram situação de emergência.
O 18º município a declarar estado de emergência foi Acaiaca, na Zona da Mata mineira. De acordo com a Defesa Civil Municipal, as chuvas causaram o transbordamento de um rio que inundou o centro da cidade. Apenas em Acaiaca, 159 pessoas estão desalojadas (podem contar com ajuda de vizinhos e familiares) e 37 estão desabrigadas (precisam de abrigos públicos).
Num período de dois meses, duas mortes foram registradas e outras 459 foram desalojadas. O número deve aumentar, ainda de acordo com a Defesa Civil, já que novos dados de cidades afetadas pelas chuvas que ainda não foram coletados pelo órgão.
Nas cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, localizadas na região central do Estado, 20 bombeiros vistoriam áreas de risco nas duas localidades, com apoio de um helicóptero.
Em Ouro Preto, 14 famílias ficaram desabrigadas e cinco estão desalojadas, ou seja, foram encaminhadas para casa de vizinhos, amigos ou parentes.
A situação é pior em Mariana, onde a área central da cidade foi afetada pelas chuvas. Conforme o Corpo de Bombeiros, 88 pessoas estão desabrigadas e 200 foram desalojadas. No município, quatro casas ficaram destruídas e 55 apresentaram danos estruturais. Porém, não há registro de vítimas ou feridos.
Chuva deixa 17 cidades em situação de emergência em Minas
Os bombeiros informaram que mantêm posto de comando na cidade de Florestal, situada na região central, onde inundação provocada por transbordamento de ribeirão, no sábado, atingiu metade da área urbana da cidade e afetou o abastecimento de água da população. Há moradores sem de energia elétrica. No local, 36 bombeiros auxiliam a população, com auxílio de duas embarcações e um helicóptero.
Em Barra Longa, localizada na zona da mata, distante 215 km de Belo Horizonte, o rio do Carmo transbordou e destruiu pontes e estradas vicinais. A Defesa Civil informou que 85 pessoas ficaram desalojadas e 5 residências foram danificadas.
Boletim atualizado da Defesa Civil de Minas Gerais informa que 38 casas foram destruídas em cidades mineiras, sendo que 1.409 sofreram algum tipo de dano.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), deve voltar a chover no Estado nesse domingo.
Belo Horizonte e região metropolitana
Nas últimas 24 horas, os bombeiros atenderamoito ocorrênciasrelativas a desabamentos e soterramentos na região metropolitana de Belo Horizonte. Houve 15 quedas de árvores, além de guarnições terem feito 15 vistorias em locais de risco e em árvores que ameaçam cair. Porém, os bombeiros não informaram ter havido vítimas nessas ocorrências.
* Com informações da Agência Estado
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.