Topo

Chuvas abrem buraco de 40 metros em pista da BR-060 e colocam Goiás em alerta

Rafhael Borges

Do UOL Notícias, em Goiânia

22/12/2011 13h55

O grande volume de chuvas que atinge todo o Estado de Goiás desde a madrugada desta quinta-feira (22) causou o rompimento do asfalto na BR-060, que está totalmente interditada perto da cidade de Varjão (75 km de Goiânia).

Um buraco de 40 metros na pista, que passa por obras de duplicação, bloqueou o acesso à rodovia. De acordo com o inspetor Jânder Costa, da Polícia Rodoviária Federal, que está no local, o trânsito está lento.

O desvio está sendo feito no km 220, no trevo de Cezarina,  que aumenta a viagem para o sudoeste goiano e o Estado do Mato Grosso em aproximadamente 60 quilômetros. “Não há previsão, a curto prazo, para liberação do local”, afirmou Costa.

Os bombeiros informaram que um carro foi arrastado e que outros três podem estar desaparecidos. As três ocupantes de um Honda Civic tentaram passar, mesmo com o córrego Barreirinho cobrindo a pista. Elas conseguiram sair do veículo, sem ferimentos.

Áreas de risco

A Defesa Civil de Goiás cadastrou na última terça-feira (20) 44 famílias, com 107 pessoas, vivendo na principal área de risco de Goiânia. Na Vila Romana, 11 casas apresentam risco mais elevado de desabamento.

As inundações começam a preocupar, assim como possíveis desabamentos. “Uma das casas tem menos de um metro até o córrego, e isso pode provocar um desastre caso o nível desse córrego suba”, informou o capitão Pedro Carlos Lira.

De acordo com o Inmet (Instituto de Meteorologia em Goiás), as chuvas fortes continuam. Em Goiânia já choveu 44 mm, cinco vezes mais do que o previsto para um só dia. Luziânia, no entorno de Brasília, e Paraúna (160 km de Goiânia), são as mais atingidas pela chuva hoje, com 75 mm e 55 mm, respectivamente.

Para o fim de semana do Natal a previsão é de chuvas em todo o Estado, principalmente no centro-norte. Já na virada do ano a região sudoeste deverá ser a mais atingida pelas chuvas.