Topo

Chuva diminui e São Paulo deixa o estado de atenção; córregos transbordam no ABC

Do UOL, em São Paulo

17/01/2012 15h03Atualizada em 17/01/2012 18h44

Após uma forte chuva na tarde desta terça-feira (17), a cidade de São Paulo deixou o estado de atenção por volta das 17h20, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). Um córrego transbordou no Ipiranga e a subprefeitura decretou alerta na região por cerca de uma hora.

Na região do ABC, quatro ribeirões transbordaram: o ribeirão dos Couros/Vila Rosa em São Bernardo do Campo, o ribeirão dos Meninos, em Santo André e São Caetano, e o ribeirão dos Couros (Piraporinha Casa Grande), em Diadema. Segundo o Corpo de Bombeiros, a região tem cerca de 30 pontos de alagamento.

Os alagamentos, que chegaram a ser 21, agora somam 11 na capital paulista, sendo alguns intransitáveis (veja os pontos alagados aqui).

As pistas centrais da rodovia Anchieta não estão mais interditadas do km 10 ao km 14, em ambos os sentidos. Nesta tarde, as pistas foram bloqueadas após o transbordamento do Ribeirão dos Couros.

O aeroporto de Congonhas, na zona sul, ficou fechado para pousos e decolagens. Segundo a Infraero, o aeroporto fechou às 14h45, reabriu às 15h05 e voltou a fechar às 15h14. As operações foram normalizadas apenas às 15h56.

Segundo o CGE, agora as chuvas persistem de maneira fraca na maioria dos bairros da capital. Imagens de radar indicam apenas precipitação leve e garoa em todas as regiões.

A Defesa Civil informou em nota que as regiões de Aricanduva/Formosa, Cidade Tiradentes, Casa Verde, Freguesia do Ó, Guaianases, Itaquera, Penha, Pirituba, Santana, São Mateus, Vila Prudente, Jaçanã/Tremembé, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Parelheiros, Perus, Itaim Paulista e Capela do Socorro estão em estado de atenção para possíveis deslizamentos.

Grande São Paulo

Na Grande São Paulo, o temporal deixou ruas submersas em São Bernardo do Campo. Em Santo André, as estações Utinga e Prefeito Saladino da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), entre Santo André e São Caetano do Sul, ficaram alagadas e a circulação de trens foi interrompida. Por volta das 17h30, o serviço foi restabelecido.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma pessoa ficou ilhada dentro de um carro na rodovia dos Imigrantes, na altura de Diadema. Não há registro de feridos.

Previsão

O tempo deve continuar nublado nos próximos dias. O sol aparece entre muitas nuvens e por curtos períodos. Por conta disso, as temperaturas não sobem muito e a máxima não ultrapassa os 26ºC, diz o CGE.

Mais Cotidiano