EUA prometem reduzir tempo de espera para agendamento de vistos nos consulados brasileiros
O governo americano está implementando medidas para reduzir o tempo de espera para agendamento de vistos nos consulados de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília. Segundo Dan Jacobson, ministro conselheiro para assuntos consulares, a contratação de mais funcionários, a ampliação de tempo de atendimento e o aumento no número de guichês já fez o tempo de espera cair.
"Em São Paulo, demorava cerca de 100 dias para o viajante ser chamado para a entrevista no consulado para a solicitação de visto. Hoje, o tempo de espera é de 30 a 40 dias. Em Brasília, Recife e Rio de Janeiro é de duas a três semanas. E queremos que caia ainda mais", afirmou.
O consulado americano em São Paulo está trabalhando em dois turnos diários e já abriu várias vezes para funcionamento em sábados e feriados. Além disso, Jacobson afirmou que em abril, o consulado deverá montar mutirões de vistos.
Para agilizar ainda mais o processo, o consulado contratou 60 novos oficiais consulares e deve, nos próximos meses, aumentar os guichês e melhorar as instalações.
Recentemente, o governo americano aboliu a entrevista para quem solicitar a renovação de alguns tipos de visto -- como o de turista -- se o visto anterior ainda estiver válido ou tiver expirado nos últimos 48 meses. Quem tem menos de 16 anos ou mais de 66 anos também estão isentos de entrevista.
Segundo o consulado, 944 mil vistos foram expedidos a brasileiros em 2011, um aumento de 51% em relação ao ano anterior. Nos dois primeiros meses deste ano, 180 mil vistos foram expedidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.