Topo

Paraquedista fica gravemente ferido após dois equipamentos abrirem ao mesmo tempo em Boituva (SP)

Do UOL, em Sorocaba

19/08/2012 12h03

Um paraquedista ficou gravemente ferido após saltar na tarde deste sábado (18) na cidade de Boituva (122 km de São Paulo). O advogado Érico Theodorovitz teve o paraquedas principal e o reserva abertos ao mesmo tempo e perdeu o controle durante o voo. Ele caiu na rodovia Castello Branco, perto do Centro Nacional de Paraquedismo (CNP) --onde adquiriu certificado para realizar saltos.

O homem recebeu os primeiros socorros de um bombeiro que estava no local. “Eu vi de longe que havia alguma coisa errada no salto porque os dois paraquedas estavam abertos”, afirmou o bombeiro Francisco Martins. “Ele ficou consciente o tempo inteiro. Vi a gravidade dos ferimentos e providenciei a imobilização.”

Theodorovitz foi encaminhado para o Hospital Regional de Sorocaba com fraturas nas costelas, maxilar, dentes e quadril. O homem teve ainda fraturas expostas no fêmur e cotovelo, além de escoriações por todo o corpo.

O pai do advogado disse que ele passou por cirurgia e está sedado. Theodorovitz já foi transferido para o hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde vai passar por cirurgia.

Outro acidente

No último dia 9 de julho, um paraquedista foi atingido no ar por um avião de pequeno porte ao saltar também em Boituva, cidade conhecida nacionalmente pelo esporte. Alex Adelmann chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos no tórax, cabeça e outras fraturas, e morreu no hospital em Boituva.

Logo depois do impacto com o avião, Adelmann bateu em outros dois paraquedistas: Wanderson Carlos Campos Andrade e Conrado Alves, que faziam um salto duplo. Eles foram internados no Hospital Regional de Sorocaba com ferimentos nas pernas e já receberam alta.