Censo 2010

Segundo IBGE, 47,4% dos casais homossexuais se dizem católicos; 20,4% não têm religião

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

Quase metade dos casais homossexuais brasileiros (47,4%) se autodeclaram católicos, segundo dados do Censo Demográfico 2010 divulgados nesta quarta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na contramão da grande incidência de gays católicos, houve registro de 20,4% de casais homossexuais que declararam não ter religião. A amostra "Nupcialidade, Fecundidade e Migração" mostra ainda que 53,8% dos casais homossexuais são formados por mulheres, e 46,2% por homens.

O órgão abriu pela primeira vez a possibilidade de registro de cônjuge ou companheiro de mesmo sexo que o responsável pelo domicílio. Foram identificados cerca de 58 mil residências ocupadas por casais homossexuais, o que representa aproximadamente 0,1% do total de unidades domésticas.

O estado civil preponderante entre os casais homossexuais foi o de solteiros (82%), seguido de casados (13%). Já a natureza da união foi a união consensual para 99,6% dos casais homossexuais. Mais da metade dessas uniões se encontrava no Sudeste.

O IBGE também investigou o perfil educacional em relação a uniões entre pessoas do mesmo sexo. De acordo com o levantamento, 25,8% declararam possuir superior completo.

Distribuição percentual dos casais homossexuais, segundo as regiões

  • Divulgação/IBGE

Dados gerais

Das cerca de 57 milhões de unidades domésticas recenseadas em 2010, 6,9 milhões eram ocupadas por apenas um morador, o que corresponde a 12,1% --um crescimento de quase três pontos percentuais nos últimos dez anos. Já 50 milhões eram ocupadas por duas ou mais pessoas com parentesco (87,2%).

Fenômeno característico dos grandes centros urbanos, a crescente proporção de pessoas que moram sozinhas tem sido observada com mais frequência em Estados com índices mais altos de envelhecimento da população: Rio de Janeiro --onde esse tipo de unidade doméstica passou de 11,2% para 15,6% no mesmo período-- e Rio Grande do Sul, que subiu de 10,9% para 15,2%.

Segundo o levantamento, entre as capitais, Porto Alegre (RS) lidera o ranking de pessoas que moram sozinhas, respondendo por 21,6% das unidades domésticas unipessoais.

Considerando as diversas possibilidades de configuração familiar, o total de famílias nas unidades domésticas com duas ou mais pessoas com parentesco chega a cerca de 54,5 milhões. Já 400 mil unidades domésticas não contavam com pessoas aparentadas entre si (0,7%) --o que diz respeito a situações nas quais amigos dividem um apartamento, por exemplo.

Distribuição percentual das unidades domésticas

  • Divulgação/IBGE

Censo 2010

Participaram do Censo 2010 cerca de 190 mil recenseadores, que visitaram os mais de 5.565 municípios brasileiros entre 1º de agosto a 31 de outubro de 2010. Os primeiros dados da pesquisa, que identificou uma população de 190 milhões de brasileiros, foram divulgados em abril de 2011. Ao longo de 2012, têm sido produzidos novos resultados, apresentados em volumes temáticos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos