Topo

Cadela 'salsicha' adota três gatinhos e até produz leite para amamentá-los em Brasília

Cadela Pink amamenta três filhotes de gato em Brasília - Edgard Matsuki/UOL
Cadela Pink amamenta três filhotes de gato em Brasília Imagem: Edgard Matsuki/UOL

Edgard Matsuki

Do UOL, em Brasília

28/11/2012 15h10

Quando o economista Fernando Gomes Fernandez resgatou três filhotes de gato que estavam abandonados no jardim do prédio em que mora, em Brasília, um dos seus maiores temores era de que os três cachorros da casa atacassem os felinos, disse ele. Mas já no primeiro contato entre Pink, uma dachshund (salsicha) de dez anos, e os gatinhos, afirmou ter percebido que a história seria diferente. 

“Quando eu estava dando leite para os gatinhos, Pink estava agitada e queria pegá-los. Pensei que ela queria matá-los quando tomou os gatinhos da minha mão e saiu correndo. Quando a encontrei, ela estava lambendo um dos bichinhos”, disse Fernandez.

Mesmo com a primeira impressão, o economista afirmou que ainda desconfiava das intenções da cadela. Tanto que, quando saía para trabalhar, deixava os filhotes trancados em um quarto. Segundo ele, tudo mudou no dia em voltou para casa e encontrou Pink (que é castrada) com os gatos. “Ela havia se escondido para ficar com eles. Quando cheguei, os vi mamando. Fui olhar mais de perto e vi que Pink estava dando leite. Não acreditei.”

De acordo com o veterinário Rangel Barcellos, vizinho de Fernando, a reação de Pink é comum em animais. “Existe um fenômeno chamado pseudociese, que é a liberação de hormônios do animal para amamentar. Foi uma gravidez psicológica”, diz. Para Rangel, em casos como esse não importa se os animais são de espécies diferentes: “De forma nenhuma a cadela vai atacar os gatos”.

Mesmo com todo amor entre a cadela e os gatos, Fernandez acabou decidindo que não vai ficar com os filhotes. “Meu apartamento tem apenas 70 m². Apesar de querer, não posso criar três cachorros e três gatos.” Candidatos para adotar os felinos já existem, disse ele o economista.