Topo

Justiça afasta dois agentes federais acusados de cobrar propina no sul fluminense

Do UOL, no Rio

14/02/2013 14h40

A Justiça Federal determinou o afastamento dos agentes da Polícia Federal Marcello Borges Coelho e Waldenir Marques Noronha, após pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda (RJ) devido a um esquema criminoso para obter vantagens indevidas de empresários no setor de segurança privada no qual eles estariam envolvidos.

Segundo o MPF, os dois agentes integravam uma comissão de vistoria e tinham como função fiscalizar e vistoriar empresas de segurança e vigilância e estabelecimentos financeiros. De acordo com a denúncia do MPF, eles criavam dificuldades para as empresas e, em seguida, exigiam pagamento para que as mesmas continuassem prestando serviços na região.

Em um dos casos, Noronha teria exigido R$ 1,5 mil para que uma empresa atuasse durante o Carnaval de 2008 no município de Piraí. A cobrança de propina foi descoberta durante a Operação Resplendor, responsável por prender uma quadrilha que transportava e adulterava combustíveis com a ajuda de policiais federais no sul fluminense.

A Justiça também determinou que Noronha e Coelho tenham suas armas de fogo e carteiras funcionais recolhidas.