Topo

Após chuva, Estado do Rio tem 32 rios com risco de transbordamento

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/03/2013 12h16

Uma semana após o temporal que deixou cinco mortos no Rio de Janeiro, o Estado voltou a sofrer com o mau tempo nesta quinta-feira (14). As chuvas que atingem o Rio desde a noite de quarta (13) ficaram mais fortes no início da manhã e levaram o Sistema de Alerta de Cheias do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) a colocar 32 rios que passam por 24 cidades em estado de atenção, o que significa risco de transbordamento.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro decretou nível de atenção na cidade por conta da previsão de chuvas moderadas e ocasionalmente fortes nas próximas horas. Neste estágio, o segundo de quatro níveis, os operadores do Alerta Rio ficam em constante comunicação com os órgãos municipais que atuam nas situações de chuva.

A Defesa Civil do município registrou 15 ocorrências sem gravidade entre 5h31 e 10h30 desta quinta-feira.

De acordo com boletim divulgado às 11h pelo Centro de Operações do Rio, o aeroporto Santos Dumont opera, no momento, com o auxílio de instrumentos para pousos e decolagens. Já o Aeroporto Internacional do Galeão opera em condições visuais.

Até as 11h desta quinta, no Santos Dumont, entre os 57 voos previstos, três atrasaram e três foram cancelados. Já entre os 51 voos domésticos previstos para o Galeão, também até às 11h, houve dois cancelamentos. Entre os 14 voos internacionais programados, um foi cancelado e dois atrasaram.

Rios

O Sistema de Alerta de Cheias do Inea apontou o estado de atenção em 46 pontos de monitoramento espalhados pelo Estado, que ficam nos rios Pavuna, Sarapuí, Botas, Capivari, Iguaçu, Inhomirim, Saracuruna, Grande, Santo Antônio, Cônego, Bengalas, Quitandinha, Palatinado, Piabanha, Meudon, Quebra Frascos, Fisher, Paquequer, Imbuí, Príncipe, Ribeirão São José, Muriaé, Carangola, Pomba, Itabapoana, Paraíba do Sul, Macaé, São Pedro, Mambucaba, Engenhoca, dos Macacos e Colubandê.

Estes rios passam pelos seguintes municípios: São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Bom Jardim, Laje do Muriaé, Itaperuna, Cardoso Moreira, Italva, Porciúncula, Natividade, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Macaé, Angra dos Reis, Niterói, São Gonçalo e Paracambi.

Mais chuva

O avanço da frente fria pela capital fluminense deve deixar o tempo chuvoso em toda a quinta-feira, com predomínio de céu encoberto. O fenômeno climático também derrubou as temperaturas, que alcançaram os 38°C na quarta, segundo a agência Climatempo. A previsão para o dia é de máxima de 29°C e mínima de 20°C.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as condições meteorológicas no Estado do Rio são favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, com trovoadas e rajadas de ventos ocasionais.