Haddad quer catracas em pontos de ônibus e corredores com ultrapassagem
A gestão de Fernando Haddad pretende instalar catracas em pontos de ônibus para agilizar as viagens dos coletivos em corredores na capital paulista. A proposta foi anunciada nesta terça-feira (9) durante audiência para divulgar o projeto de construir, até 2016, mais 147 km de corredores para os ônibus municipais, que se somarão aos 70 km licitados na gestão de Gilberto Kassab.
NOVOS CORREDORES
EM LICITAÇÃO DAS OBRAS |
Capelinha/Campo Limpo/Vila Sônia |
Berrini (trechos 1 e 2) |
Binário Santo Amaro |
Carlos Caldeira Filho |
Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro (em reforma) |
Guarapiranga/Guavirutuba |
Complexo Viário Jardim Ângela |
Agamenon/Baronesa |
Belmira Marin |
Leste Radial |
Leste Itaquera |
Leste Aricanduva |
Perus |
Inajar/Rio Branco/Centro (em reforma) |
EM LICITAÇÃO DOS PROJETOS |
23 de Maio |
Celso Garcia |
Perimetral Itaim Paulista/São Mateus |
Leste Radial (trecho 3) |
Perimetral Bandeirantes/Salim Farah Maluf |
Berrini (trecho 3) |
Sabará |
Miguel Yunes |
Carlos Caldeira Filho |
Cocaia |
M’Boi Mirim |
Belmira Marin (trecho 2) |
Vila Natal |
A intenção da prefeitura é finalizar a fase de licitação dos 147 km de corredores e de 12 novos terminais de ônibus em dezembro deste ano.
Os novos corredores vão ser implantados em avenidas importantes da capital --a maioria nas zonas leste e sul--, como a 23 de Maio, radial Leste, Bandeirantes, Aricanduva, Luiz Carlos Berrini e M’Boi Mirim.
A avaliação da administração é que um dos motivos dos congestionamentos nos corredores é a demora dos ônibus em sair das paradas de maior movimentação.
Isso ocorre porque os usuários levam tempo para passar pelas catracas situadas no interior dos ônibus, o que impede a partida dos coletivos. Com as catracas nos pontos, a prefeitura acredita que a lentidão diminuirá.
Segundo a SPTrans --estatal responsável pelo transporte coletivo municipal--, ainda não há um formato definido para o novo modelo de catracas, e a proposta está em fase de estudos.
Outra medida para aumentar a velocidade nos corredores é criar trechos de ultrapassagem, para evitar que os coletivos fiquem enfileirados enquanto aguardam a movimentação do veículo à frente.
Atualmente, a velocidade média nos corredores é de 14 km/h, número que a prefeitura pretende subir para 25 km/h.
Ainda de acordo com a administração, os novos corredores terão monitoramento em tempo real e sistema integrado.
Até 2018, a prefeitura terá que substituir cerca de 13 mil ônibus movidos a diesel --de uma frota com aproximadamente 15 mil-- para coletivos que utilizem biodiesel, segundo determina a legislação.
A administração dará preferência pelo uso, nos novos corredores, de veículos articulados e biarticulados movidos a biodiesel.
Nas vias por onde passarão os novos corredores, a prefeitura pretende aterrar a fiação, melhorar as calçadas e construir ciclovias. Para isto, a administração pretende desapropriar quadras inteiras situadas nas avenidas.
Questionada pela reportagem, a SPTrans afirmou que não há estimativa de quantos imóveis serão desapropriados.
NOVOS TERMINAIS (EM LICITAÇÃO DOS PROJETOS)
ZONA SUL | ZONA LESTE | ZONA NORTE |
Aeroporto | Concórdia | Anhanguera |
Jardim Miriam | Tiquatira | |
Baronesa | Vila Mara | |
Varginha | Itaim Paulista | |
Jardim Eliana | São Mateus | |
Pedreira |
Os corredores em azul já estão com obras em processo de licitação. Já os corredores em vermelho estão apenas com os projetos em fase de licitação. Os corredores em laranja, por sua vez, são os que existem atualmente.
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