Topo

Rio apresenta plano para substituir todas as barcas até 2015

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

24/04/2013 18h17

Cinquentona, a frota de barcas do Rio de Janeiro --que tem a maioria das embarcações operando há quase 50 anos-- deve ser renovada até 2015. O plano de substituição das barcas foi apresentado nesta quarta-feira (24) pelo assessor de transporte aquaviários da Secretaria Estadual de Transportes, Alexandre Veloso.

A proposta foi feita durante uma audiência pública realizada na Assembléia Legislativa que debaria para debater a má qualidade do serviço da travessia entre o Rio e Niterói.

Veloso afirma que um dos principais problemas do sistema é a deterioração das embarcações, incapazes de atender a demanda crescente de passageiros. "É como ter fusquinhas 64 operando como táxis 24 horas. Vai dar problema.”

As barcas atendem em média 13 mil pessoas por hora, com uma demanda estimada pelo governo de 18 mil passageiros/hora. Das 21 barcas em operação no Rio de Janeiro, apenas quatro, com menos de 20 anos de uso, são consideradas aptas a seguir em operação. As outras 17, que têm em média de quase 50 anos de uso, serão todas desativadas.

Segundo Veloso, o Estado comprou nove novas barcas – sete com capacidade para duas mil pessoas cada, e outras duas capazes de levar 500 passageiros por viagem – que devem ser entregues até o final de 2015.

A primeira embarcação, produzida num estaleiro chinês, está programada para chegar ao Rio no fim de 2014. “Só assim seremos capazes de resolver a situação das barcas. Até lá tudo o que podemos fazer é buscar soluções para minimizar o problema”, explica.

Operadas há nove meses pela concessionária CCR, que já administra a Ponte Rio-Niterói, as barcas são criticadas pelo desconforto, filas e constantes atrasos. O representante da empresa, Rodrigo Abdala, atribuiu as falhas a falta de infra-estrutura.

“A infra-estrutura é muito precária, tanto das embarcações quanto das estações. É preciso tempo para sanar esses problemas” disse Abdala.

Abdala prometeu ainda acabar com as filas até dezembro. “Vamos aumentar de 14 para 48 as roletas na estação Niterói, fazer uma reforma preliminar na Praça XV a partir de maio, aumentando em 50% as catracas e instalar ar condicionado em Charitas até julho", disse Abdala.

Segundo o representante da CCR, a empresa já alugou duas novas embarcações e deve alugar outras duas para até que as novas barcas entrem em circulação