Topo

MP investiga denúncia de jovem que teria sido abusado por padre de 75 anos no Sul

Lucas Azevedo

Do UOL, em de Porto Alegre

26/04/2013 15h47

O indiciamento de um padre de 75 anos, da diocese de Caxias do Sul (134 km de Porto Alegre), na serra gaúcha, está sendo examinado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. Conforme a Polícia Civil, o religioso tentou abusar de um seminarista de 15 anos dentro do Seminário Nossa Senhora Aparecida, na região, em setembro de 2011.

Segundo depoimento do jovem, hoje com 16 anos, o padre teria investido contra ele tentando beijá-lo e passando as mãos em suas partes íntimas. As autoridades, no entanto, só foram comunicadas do caso em junho do ano passado, quando o adolescente contou o fato à família.   

O caso foi remetido ao Ministério Público pela DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) de Caxias do Sul. Nessa quinta-feira, o promotor André Luís Dal Molin Flores, da 6ª Promotoria Criminal, enviou ao setor de Psicologia do MP o pedido para a realização de um estudo psicossocial do padre.

O objetivo é um pré avaliação dos envolvidos no caso. Procurado, o promotor disse que não pode comentar o caso já que ele corre em segredo de Justiça, por envolver um menor de idade.

Outro lado

Procurada pelo UOL, a diocese de Caxias do Sul afirmou que apenas se manifestaria sobre o caso através de uma nota publicada em seu site. O documento diz que ao ser iniciada a apuração do caso, em 2011, "decidiu-se pela suspensão temporária do referido sacerdote no exercício de seu ministério e foi completamente afastado de suas funções sacerdotais".

O curto texto é encerrado dizendo que a diocese "confia na investigação que está sendo realizada, aguardando a elucidação dos fatos". Já o paradeiro do padre suspeito é um retiro para religiosos na serra gaúcha.