Topo

Juiz que mandou prender Planet Hemp é condenado no DF por receber suborno de traficante

Planet Hemp se apresenta no Rio com mensagem sobre a legalização da maconha em dezembro de 2012 Imagem: Raphael Mesquita/Foto Rio News

Do UOL, em Brasília

24/05/2013 15h41

Um juiz do Distrito Federal foi condenado na última terça-feira (21) por receber dinheiro para liberar um traficante.

O Conselho Especial do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) condenou Vilmar José Barreto Pinheiro a pena máxima que um juiz pode sofrer em uma ação administrativa: a aposentadoria compulsória. As informações são do jornal "Correio Braziliense".

Veja também

Pinheiro ficou conhecido nacionalmente por ter mandado prender os integrantes da banda Planet Hemp em 1997 por apologia às drogas e ainda proibir shows e a venda de discos da banda no Distrito Federal.

Segundo o jornal, o magistrado foi acusado de receber R$ 40 mil para conceder a liberdade a um traficante quando exercia o cargo de titular da 1ª Vara de Entorpecentes e Contravenções Penais de Brasília.

Por 11 votos a 4, o colegiado decidiu que Pinheiro não poderá mais exercer a magistratura, mas continuará a receber o salário de cerca de R$ 28 mil. Segundo o TJDFT, o magistrado ainda pode recorrer em instâncias superiores. O UOL não conseguiu contato com o juiz.

Em 2008, o TJDF rejeitou denúncia criminal de autoria do Ministério Público local contra o juiz por falsidade ideológica. A denúncia era de que ele teria prestado informações falsas à Corregedoria do TJDF durante fiscalização na 1ª Vara sobre a tramitação de processos sobre tráfico de drogas.

Na Corte prevaleceu o entendimento de que as supostas irregularidades atribuídas ao juiz já eram objeto de investigação em procedimento administrativo disciplinar, instaurado em dezembro de 2006.

Para o MP, Pinheiro teria mentido para se livrar de acusações de lentidão no julgamento das ações.

Durante a fiscalização na época, o TJDF verificou que dos 424 processos em tramitação na 1ª Vara (sob a responsabilidade de Pinheiro), 329 ficaram parados, dos quais 182 não tinham um único despacho há mais de cinco anos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Juiz que mandou prender Planet Hemp é condenado no DF por receber suborno de traficante - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano