Topo

Músico envolvido em briga com prefeito do Rio retira queixa na delegacia

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

28/05/2013 16h38Atualizada em 28/05/2013 18h20

O músico Bernardo Botkay e sua mulher, Ana Maria Bonjour, foram nesta terça-feira (28) à 14ª DP (Gávea), na zona sul do Rio de Janeiro, para retirar a queixa de agressão registrada no domingo (26) contra o prefeito da cidade, Eduardo Paes (PMDB). Na porta da delegacia, Ana explicou o porque de retirar a queixa: "Recusamos o direito de representação porque para a gente é uma questão a ser discutida na esfera política, e não criminal. Não interessa criminalizar, mas refletir sobre o que provocou nossa ação e a reação do prefeito".

Durante uma briga em um restaurante na zona sul, Paes teria dado um soco no rosto de Botkay, segundo relatos do músico publicados em sua página pessoal. No domingo (26), o peemedebista divulgou nota com um pedido de desculpas à população.

A confusão teve início depois que o prefeito do Rio, que estava jantando com a mulher e um grupo de amigos, foi identificado pelo músico. Botkay confirmou ter xingado o peemedebista: "Falei que pra ele que ele é um bosta. De repente ele veio pra cima e agrediu fisicamente. Soco na minha cara. Homens me segurando", escreveu ele em sua página pessoal. "A maior humilhação do mundo é levar soco na cara do homem menos homem que já ouvi falar. E ele não dá direito de retorno", completou.

Paes afirmou em nota que Botkay e a mulher pareciam estar alcoolizados, e que a sua equipe de seguranças demorou a agir com o intuito de conter a briga. "Graças a Deus que o Bernardo e a Isabela não estavam comigo. Nunca vi a necessidade de seguranças perto de mim, e pela primeira vez eu vi que é necessário. Eles intervieram muito tempo depois no ocorrido", disse.

O delegado-titular da 14 DP, Orlando Zacone, explicou que nesses casos as vitimas podem retirar a queixa. "Em alguns casos, o Estado transfere para a vítima a disponibilidade sobre a ação, como nos casos de lesão corporal leve. Eles manifestaram a vontade que isso não seja um processo, então vamos encaminhar parano Juizado Especial Criminal para arquivar", disse o delegado.

Botika, como o músico pede para ser chamado, disse que a reação do prefeito foi desproporcional. "Queria deixar claro que tenho a convicção de que um insulto verbal não justifica, para mim, uma violência física", disse. O casal foi até a delegacia acompanhados de amigos, entre eles o ator João Velho, filho da também atriz Cissa Guimarães.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o prefeito Eduardo Paes informou que não se manifestará sobre a retirada da queixa por parte do casal.