Topo

Peregrinos aproveitam dia sem programação oficial para visitar o Cristo Redentor

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

22/07/2013 15h27

O sol desta segunda-feira (22) e a ausência de atividades oficiais levou os peregrinos que já chegaram ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude a aproveitarem o dia para conhecer o Cristo Redentor. No Largo do Machado, de onde saem as vans até a atração, era possível encontrar uma longa fila, colorida pelas bandeiras do Brasil, Venezuela, Chile, Espanha e Argentina.

Parte da ordem de Santa Cruz, o chileno Gildemar Ferreira, 26, chegou ao Brasil com um grupo de cerca de 30 seminaristas e estudantes. Ele está ansioso para visitar o Cristo, que ainda não conhece.

Frente aos recentes protestos no país, sua única preocupação é a segurança do papa Francisco. "Como ele não vai andar em um carro blindado, fico com medo de que aconteça algumas coisa, atirem uma pedra nele. Mas é um gesto muito bonito, mostra o despojamento, o desejo dele de estar com o povo", afirmou.

Perto de Ferreira, um grupo de cerca de 15 espanholas acompanhadas de duas freiras chamava atenção por fazer o almoço prévio ao passeio no Cristo em clima de piquenique, sentadas no chão em meio ao largo.

Elas estão hospedadas no Jardim América, na zona norte da cidade, e chegaram ao Rio no domingo (21), depois de visitar Aparecida. Belén Gomez, 18, participa de sua segunda Jornada --a primeira foi em Madri-- e estava ansiosa por conhecer o Cristo Redentor. "Deve ser lindo", disse. Para ela, o Rio é uma cidade "encantadora, mas de muito contrastes".