Papa desce de papamóvel e benze imagem de São Francisco em Copacabana
O papa Francisco chegou por volta das 17h15 desta sexta-feira (26) na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, onde ocorrerá a encenação da Via Sacra, um dos atos centrais da Jornada Mundial da Juventude. Ele se deslocou pela praia de Copacabana, onde é aguardado por uma multidão, a bordo do papamóvel. Está previsto um discurso do pontífice no local.
No meio do trajeto, o pontífice desceu do veículo e benzeu uma imagem de São Francisco que fica na avenida Atlântica, na orla de Copacabana. A imagem foi inaugurada em homenagem ao papa na praça do Lido.
A Via Sacra terá 14 estações que mostrarão o sofrimento de Jesus, “as dores” presentes na sociedade de hoje e a representação do percurso feito por Cristo, antes de ser crucificado. A atriz Cássia Kiss vai interpretar a virgem Maria.
O cenário foi montado na avenida Atlântica, na orla de Copacabana, e vai remontar a cidade antiga de Jerusalém, comum percurso usado nas procissões do século XVI. O palco terá capacidade para 1500 convidados sentados e estará localizado na altura da Praça do Lido. Cerca de 20 cadeirantes estarão no palco representando os portadores de deficiência
O quinto dia de Francisco no Brasil começou com a celebração de uma missa privada na Residência Assunção, no Alto da Boa Vista, zona norte do Rio de Janeiro. O local funciona como casa de repouso para religiosos católicos e está hospedando o papa desde a chegada dele, na última segunda-feira (22).
Pela manhã desta sexta-feira, o papa foi ao parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, zona norte, onde ouviu a confissão de jovens dos cinco continentes, escolhidos por sorteio. Após o ato, Francisco seguiu para o Palácio São Joaquim, residência do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, na Glória, zona sul da cidade, onde teve um encontro com cinco detentos.
No local, o pontífice fez a oração do Angelus Domini, no Balcão Central do Palácio São Joaquim, e saudou ao Comitê Organizador da Jornada Mundial da Juventude e aos patrocinadores do evento.
No início da tarde, o papa almoçou com jovens de cinco continentes no Salão Redondo, no Palácio São Joaquim.
Angelus
O papa Francisco afirmou no final da manhã desta sexta-feira (26) que o diálogo entre gerações deve ser conservado e alimentado. "O diálogo entre gerações é um tesouro a ser conservado", disse Francisco, no palácio episcopal São Joaquim, no Rio de Janeiro, durante oração do Angelus Domini.
A declaração de Francisco foi feita neste dia 26 de julho, em que a Igreja Católica celebra o dia dos avós de Jesus, pais de Maria, São Joaquim e Santana. O pontífice destacou a importância dos avós para as famílias. "Os jovens devem saudar seus avós com carinho", disse o papa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.