Topo

Dilma e Kirchner chegam juntas a local onde papa celebrará missa em Copacabana

A presidente Dilma Rousseff, ao lado da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e do presidente da Bolívia, Evo Morales - Reprodução
A presidente Dilma Rousseff, ao lado da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e do presidente da Bolívia, Evo Morales Imagem: Reprodução

Carolina Farias e Larissa Leiros Baroni

Do UOL, no Rio

28/07/2013 09h58

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, chegaram juntas à área reservada para chefes de Estado na praia de Copacabana, onde o papa Francisco celebrará a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude neste domingo (28).

Fábrica de hóstias trabalha até domingo para atender Jornada

Por volta das 10h, o papa celebra a Missa de Envio para um público que pode chegar, segundo estimativa da prefeitura, a 3 milhões de pessoas. Ao meio-dia, Francisco reza a oração do Ângelus.

O evento seria realizado em Guaratiba, mas por conta das fortes chuvas, foi transferido para Copacabana.

Relação tensa

Cristina e seu falecido marido e antecessor no cargo, Néstor Kirchner, mantiveram uma relação tensa com Bergoglio, que em 2010 se tornou em um confronto aberto pela aprovação da lei que reconhece o casamento homossexual e a polêmica sobre o aborto.

Após a nomeação de Bergoglio como novo papa em março passado, tanto ele como a presidente deixaram de lado as diferenças e adotaram um tom conciliador que se mantém até o momento.

Pirata ou oficial, souvenir veste fiel dos pés à cabeça


Cristina foi a primeira chefe de Estado a ser recebida por Francisco no Vaticano e na sexta-feira (26) comparou o papa com Kirchner ao assegurar que ambos pediram aos jovens para se mobilizar e sair às ruas.

 

Agenda

No começo da tarde, o pontífice retorna de helicóptero para almoçar na Residência Assunção, no Sumaré, zona norte, onde está hospedado desde que chegou ao Rio de Janeiro na última segunda-feira (22).

Por volta das 16h, ele se encontra no local com a coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano e logo depois se despede da Residêcia Assunção.

Veja áreas de Copacabana onde o estacionamento estará proibido

  • Arte UOL