Topo

Com aumento de 60% em índice de homicídios, Niterói (RJ) ganha nova delegacia

Da Agência Brasil, no Rio

07/01/2014 14h49

A Polícia Civil instalou nesta terça-feira (7) a DH (Delegacia de Homicídios) de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Nos moldes da Delegacia de Homicídios da capital, a nova unidade atenderá à demanda de casos de assassinatos de Niterói e dos municípios vizinhos de São Gonçalo e Itaboraí.

Segundo dados do ISP (Instituto de Segurança Pública), foram registrados 390 homicídios de janeiro a novembro de 2013 em Niterói, um aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Durante a cerimônia de inauguração da unidade, que ainda funciona em sede provisória, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), disse que a nova DH vai desafogar o trabalho das delegacias distritais, que passarão a se dedicar às investigações de outros tipos de crimes.

"Temos que investir, acima de tudo, na mudança de filosofia de gestão da segurança pública. Precisamos agilizar as investigações para que os culpados sejam punidos mais depressa. A população só tem a ganhar com a abertura, cada vez mais frequente, de unidades policiais especializadas", afirmou Cabral.

O governador informou que a sede definitiva da DH em Niterói será construída no bairro do Barreto ainda este ano, e que o espaço da sede provisória irá se tornar um colégio público estadual.

"Essa nova delegacia funcionará nos moldes da DH do Rio [localizada na Barra da Tijuca, na zona oeste]. Esperamos reduzir sensivelmente os índices de homicídios em regiões em que, sabemos, existe carência de efetivo policial. Vamos trabalhar em parceria com a Polícia Militar para dar mais segurança à população".